Resenha: Fome por Michael Grant

14:23

Sinopse: Já se passaram três meses desde que todos os menores de quinze anos ficaram presos na bolha conhecida como o LGAR. As coisas só pioraram. A comida está acabando, e as crianças cada dia mais estão a desenvolvendo habilidades sobrenaturais. Logo ocorrerá tensão entre aqueles com poderes e os sem poderes, e poderá ocorrer uma tragédia indescritível, irrompendo o caos. Normais contra os mutantes, e uma batalha com rumo sangrento. Mas há algo escondido que é mais perigoso. Uma criatura sinistra conhecida como a Escuridão começou a chamar os sobreviventes do LGAR. Ela precisa de seus poderes para sustentar a sua própria. Quando a Escuridão chama, alguém vai responder com conseqüências fatais.
Título: Fome - Série Gone
Autor: Michael Grant
Páginas: 532
Editora: Galera Record
Avaliação: 4/5

Essa resenha pode conter spoilers do livro Gone. Leia a resenha dele aqui.
Não existe um nome melhor para descrever esse livro que o seu título, Fome. Foi isso que eu pensei durante todo o livro. Depois de consumirem a comida sem preocupação nenhuma, todas as pessoas estão famintas, tendo que racionar o máximo possível, tanto no LGAR quanto na Academia Coates. Mas não são só as pessoas que estão com fome, a Escuridão também precisa e pede por comida.


Quem leu Gone sabe como o Michael Grant sabe ser cruel e passar tudo que está acontecendo nas cenas sem preocupação nenhuma em amenizar a situação para o leitor. Os personagens estão ainda mais cruéis que no primeiro livro e, eu mesma que achei que já tinha acostumado com essas cenas onde crianças fazem coisas inimagináveis para a idade, fiquei chocada em várias partes. Isso é um grande diferencial do livro, o autor coloca em crianças de apenas 15 anos personalidade de adultos, que fazem de tudo para sobreviver, conseguir poder e matar a fome, sem escrúpulos. 

Aparecem alguns novos personagens que também desenvolveram mutações, mas que parecem não ter muita importância ainda - só um foi realmente útil no final - fazendo com que os grandes destaques do livro ficasse com os nossos já conhecidos protagonistas. Confesso que fiquei com um pouco de pena do Sam, ele está realmente muito cansado de ter que resolver pequenos problemas, como brigas entre irmãos, enquanto ele tenta conseguir a comida sem ajuda de quase ninguém do LGAR. Nesse livro o Michael explorou bem os sentimentos do Sam, tanto em relação as cobranças em cima dele quanto sobre os seus sentimentos por Astrid. O Caine está sendo atormentado pela Escuridão que pede por comida, ele está beirando a loucura, o que o deixa ainda mais perigoso que no primeiro livro e sem controle total sobre ele mesmo e o Drake, com sua personalidade desequilibrada, quer vingança de Sam.  Outro ponto que ganha destaque nesse livro é a própria Escuridão, esclarecendo melhor para a gente o que ela é na verdade e qual é o seu propósito. 

O final foi feito de surpresas atrás de surpresas e confirmou de vez para os leitores como o Michael Grant consegue ser genial para construir cenas de ação, tensão, drama e, claro, com muita crueldade. E deixou  o gancho do que será provavelmente o principal problema do próximo livro: a guerra entre as mutações e os normais. 

Mas nem tudo saiu tão bem em Fome quanto parece, algumas coisas me incomodaram um pouco. Primeiro a solução para o problema da fome que eles só encontraram no final foi uma coisa que eu tinha pensado lá no começo e achei um pouco forçado o autor fazer eles simplesmente esquecerem daquelas duas possibilidades, afinal os personagens que ele criou são tudos menos burros. Outra coisa que me incomodou foi que como Gone foi um livro muito bom, a gente esperava que Fome fosse melhor, só que isso não aconteceu. Pelo o autor ter escolhido uma narrativa mais lenta e que caracterizasse mais como estava a vida no LGAR através do ponto de vista de cada personagem, o ritmo eletrizante do primeiro livro não se repetiu nesse, me desapontando um pouco. 

Mas nem esses problemas que eu citei fazem que Fome seja um livro ruim, muito pelo contrário, o mundo que o Michael Grant criou e a história que ele desenvolveu nele é maravilhoso de ler e eu estou morrendo de ansiedade de ler Mentiras, terceiro livro da série que está sendo lançado esse mês aqui no Brasil. E eu vou repetir o que disse na resenha de Gone, se você ainda não leu ta esperando o que? Todo mundo precisa ler essa série, é uma das tramas mais originais que temos atualmente nos livros YA. 
E.Z. veio cambaleando loucamente na direção de Sam, andando como se estivesse sendo eletrocutado, sacudindo-se, balançando os braços como uma marionete louca com metade das cordas cortadas.A um metro, um metro e meio, a pouco mais de uma distância de um braço, Sam vio a minhoca sair de baixo da pele do pescoço de E.Z.E então outra saiu do maxilar, bem na frente do ouvido.  
- Ele está morto, Sam. O que você poderia fazer? Deixar o corpo para os pássaros e os coiotes?  Ele assentiu.- É, eu sei. Mas o problema não é esse. O problema é que, quando queimou, o cheiro foi igual ao de carne cozinhando. E eu... - Ele parou de falar, incapaz de ir em frente. Ela esperou enquanto Sam dominava as emoções. - Um garoto de 12 anos morto estava queimando e a minha boca começou a encher de água.

You Might Also Like

0 comentários

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter