Resenha: Easy por Tammara Webber

00:35

Sinopse: Quando Jacqueline segue seu namorado para a faculdade de escolha dele, a última coisa que espera é um rompimento logo no segundo mês do segundo ano. Depois de duas semanas em estado de choque, ela acorda para uma nova realidade: ela está solteira, frequentando a universidade estadual ao invés de um Conservatório Musical, vem sendo ignorada pelo antigo círculo de amizades e está prestes a reprovar em uma matéria pela primeira vez na vida. Saindo sozinha de uma festa, Jacqueline é atacada por um irmão de fraternidade de seu ex. Salva por um estranho que parece estar no lugar certo na hora certa, ela só quer esquecer a tentativa de estupro e aquela noite, mas seu salvador, Lucas, se senta na fileira de trás de sua turma de Economia, desenhando em seu caderno e encarando-a.  Sua amigas dizem que ele é o perfeito revide. Quando o cara que a atacou começa a perseguí-la, Jacqueline só pode escolher entre se entregar ou lutar. Lucas continua a protegê-la, mas ele também está escondendo segredos. De repente manter a aparência é tudo e saber em quem confiar não está fácil.
Título: Easy
Autor(a): Tammara Webber 
Páginas: 336
Editora: Ainda não publicado no Brasil.
Avaliação: 3,5/5

New Adult é o gênero queridinho do momento, assim como livros que alcançaram o sucesso na versão e-book antes de serem publicados por grandes editoras. Easy é um desses livros, que tratam de de assuntos mais maduros, são ambientado na faculdade e que vieram sem prometer nada mais ganharam milhares de fãs. Fui toda animada para ler Easy esperando algo parecido com Belo Desastre (resenha aqui), que seguiu esse mesmo modelo e foi um dos melhores de 2012, mas me decepcionei um pouco. Não que o livro não seja bom, os personagens cativantes e a narrativa gostosa. Não, ele é assim. Mas quando terminei a última página eu não consegui parar de pensar que faltou alguma coisa.


Jacqueline é super romântica, tanto que escolheu seguir o namorado para uma faculdade que não era tão boa assim para ela só para não ficar longe dele. Mas apesar dessa característica da personagens e outras como a sua inocência em determinados momentos e o seu jeito de certinha, ela é surpreendentemente forte e determinada, além de crescer muito durante o decorrer do livro. Já Lucas é um caso a parte, além de provocar suspiros tanto pela sua beleza quanto pela seu ar protetor e encantador, ele também quebrou o meu coração quando descobrimos por tudo que ele teve que passar, por toda a dor e culpa que ele carrega. Acho que um dos grandes pontos positivos da autora é que ela sabe criar personagens com profundidade e personalidade, que não são apenas o casal principal, mas também outros como a melhor amiga de Jacqueline, Erin, seu ex namorado e até o seu professor de economia. 

É claro que um dos focos principais do enredo é o romance, que é avassalador e intenso - e sim, me deu arrepios! -, mas o livro não é só isso. A autora trata de temas sérios também. Já é fácil de imaginar que um deles é o abuso sexual, mas ela aprofunda e discute isso em pontos como o de que ainda vivemos em mundo machista onde é difícil para um mulher assumir e provar que foi vítima de uma abuso e pior, como algumas pessoas ainda tem a coragem de culpar as mulheres por terem provocados tais situações. Mas não é só esse assunto abordado, a autora fala também sobre violência, culpa, superação, traumas, problemas familiares, como é difícil confiar em algum depois que a sua confiança foi traída de alguma forma, em como as aparências enganam e em como viver por você mesmo, e não para agradar ou depender de outros. Mas tudo sem nunca deixar de falar de amor, nas suas mais diferentes formas.

 A Tammara escreve de uma forma deliciosa, simples e que fluí. Estava toda entretida na história e quando me deparei com o epílogo eu fiquei me perguntando como assim já estava no final? Mas além disso, ela soube muito bem passar as emoções de todos os personagens, o que é essencial e muito mais difícil em livros narrados em primeira pessoa. 

Agora vocês me perguntam como com tantos elogios eu dei essa nota para o livro? É só que li muitos livros que tratam de temas maduros, sérios e fortes nos últimos tempos e apesar de ser muito bom, Easy não tem nada que o faz superior ou se destacar em meio aos outros, infelizmente. Mas apesar disso e de ainda ter aquele sentimento de que faltou alguma - qualquer - coisa, não tem como deixar de falar que o livro é ótimo. Tem um romance de tirar o o fôlego, sim, mas é bem mais que isso e me tocou e arrancou algumas lágrimas. Indico para quem gosta desse tipo de leitura, com certeza não vão se arrepender, ainda mais porque parece que ele vai ser lançado por aqui esse ano! Mas para quem não quiser esperar, o nível de inglês é médio.
Amor não é a ausência de lógica, mas a lógica examinada e recalculada, aquecida e curvada para caber dentro dos contornos do coração. 
Ele estava tão pesado com segredos que eu não conseguia imaginar como ele sobreviveu dia após dia, sem nunca compartilhar o seu fardo com ninguém.
Eu nunca tinha notado Lucas antes daquela noite. Era como se ele não existisse, e de repente, ele estava em toda parte. 

You Might Also Like

0 comentários

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter