Resenha: A Elite por Kiera Cass

13:46

Sinopse: A Seleção continua - agora são apenas seis garotas disputando o príncipe e a coroa de Illéa. Dentre elas, America Singer.Agora a garota está super confusa - com Aspen no palácio servindo de guarda e os avanços do príncipe Maxon - ela não sabe a quem pertence o seu coração e, mesmo que soubesse, estaria ela preparada para ser uma princesa? America precisa de mais tempo. Mas, enquanto ela está às voltas com o seu futuro, perdida em sua indecisão, o resto da Elite sabe exatamente o que quer — e ela está prestes a perder sua chance de escolher. E justo quando America tem certeza de que fez sua escolha, uma perda devastadora faz com que suas dúvidas retornem. E enquanto ela está se esforçando para decidir seu futuro, rebeldes violentos, determinados a derrubar a monarquia, estão se fortalecendo — e seus planos podem destruir as chances de qualquer final feliz.


Título: A Elite - Triologia A Seleção
Autor(a): Kiera Cass
Páginas: 360
Editora: Seguinte
Avaliação: 3/5 

Contém spoilers de A Seleção.

Confesso que estava bem ansiosa pelo livro, como disse na resenha de A Seleção, adorei a premissa de uma disputa para ser a princesa, além de um pano de fundo distópico que poderia ser muito interessante se bem trabalho. Apesar de alguns pontos terem me agradado bastante, depois de passar pela raiva mortal pelos personagens e pelo fim que me arrancou lágrimas, terminei a leitura com um sentimento não muito bom sobre o livro. 


Agora que só sobraram seis garotas na disputa America está sendo ainda mais pressionada por Maxon por fazer uma escolha, porém a dúvida se ela conseguiria de fato ser uma princesa, o receio de que Maxon a trate como apenas mais uma e, principalmente, Aspen a impede de pensar racionalmente e tomar a sua decisão. Ao mesmo tempo os ataques dos rebeldes ficam cada vez mais frequentes e mais cruéis, o que estimula America a procurar saber a verdadeira história de Illéa e descobrindo, assim, coisas que ela nem imaginava.

O livro começou super bem, não posso negar, mas a partir do momento que a América começou a fazer uma burrada atrás da outra foi difícil para mim manter a calma. Sabe aquele tipo de livro que te faz gritar com os personagens e depois fechar ele, dar um tempo antes que você acabe jogando o coitado na parede? Então, foi exatamente isso que aconteceu. 

A América sempre foi meio irritante e cega em alguns pontos (Ela gosta do Aspen, oi?) só que quando ela começou a fazer mimimi de situações que ela mesmo estava provocando e destruindo tudo que tava tão bom no começo me fez odiar muito, mas muito mesmo a personagem. Mas o ponto aqui é que todos os personagens me decepcionaram de alguma forma, menos o Aspen que se mostrou ainda mais manipulador nesse livro. A minha maior decepção com certeza foi Maxon, eu sei que ninguém é perfeito e que, por isso, os personagens também não devem ser, mas sério foi muito ruim ver esse lado de um personagem que eu gostava tanto. Acabei entendo os porquês, mas no final só sei que não estava mais dando a mínima com quem ela iria acabar, principalmente pela triângulo ser muito fraco e não empolgar. Eu tinha acabado de ler Príncipe Mecânico com o melhor triângulo - e mais cruel- de todos, lembrem disso. 

Não sei se eu não notei ou não me importei com isso no primeiro livro, mas a escrita da autora me incomodou um pouco durante a leitura. Primeiro os capítulos muito pequenos, mas o problema não á o tamanho em si, é que ela muda os capítulos por nada, sei lá, sempre acreditei que os capítulos tinham uma importância, mas aqui ela entra em uma sala, por exemplo, e começa um capítulo e quando ela sai termina. Não sei se vocês entenderam, mas só sei que me deixou incomodada. O segundo ponto foi que a escrita dela é direta demais, senti falta de um pouco mais de floreios, descrições, qualquer coisa! Mesmo deixando a leitura simples e fluída, essa forma de escrita da Kiera pareceu bem armadora para mim. 

Em contra ponto gostei bastante do desenvolvimento que ela deu para a parte distópica da estória, descobrimos mais sobre como começou Illéa, sobre os rebeldes e o castelo e a Seleção estão sendo cada vez mais atacados. Estava com muito medo da autora deixar essa parte de lado como no primeiro livro, mas felizmente, isso não aconteceu. 

Apesar dos defeitos que eu apontei aí em cima eu não consegui largar o livro até chegar no final, ainda acho a premissa muito boa e apesar dos personagens terem me decepcionado, ainda é impossível não querer saber como vão terminar. Chorei muito no final, mas vocês sabem que eu sou um manteiga derretida então... Gostei do gancho para o próximo livro e achei o final bem satisfatória, já tenho as minhas teorias e as minhas expectativas e espero do fundo do meu coração que os personagens voltem a me conquistar
.
A Elite jogou os meus sentimentos no limite, os ruins, mas mesmo assim está valendo. Não chega a ser melhor que o primeiro, mas compensa a parte distópica que falta, para quem gostou de A Seleção é leitura mais que obrigatória, mas preparem-se para sentirem muito ódio. 
O brilho e a emoção ao longo da noite inteira eram estonteantes. Era como se uma fogueira de felicidade me engolisse por completo. Não podia imaginar nada forte o bastante para roubar aquela felicidade.
Cheguei a desejar que alguém realinhasse as estrelas para que elas formassem essa frase. Precisava que ficassem grandes e brilhantes, em algum lugar onde eu as enxergasse nos momentos de escuridão. Te amo, America. Estou muito, muito orgulhoso.
Não era como se a minha presença fizesse o mundo dele mais feliz. A sensação que eu tinha era de ser o mundo dele. Não havia explosões. Não havia fogos de artifício. Era uma chama lenta, queimando de dentro para fora.

You Might Also Like

3 comentários

  1. Foi difícil gostar do anterior, então confesso q estou com mto medo desse, sua resenha meio q confirma e vai contra o que todo mundo anda dizendo q é mto bom...
    Não tinha reparado na escrita irritante no livro 1 (questão de começar um cap dentro de um ambiente e terminar saindo), vou prestar atenção qdo for ler esse.

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
  2. Oi Andy, não lembro se essa situação de começar entrando em um lugar e terminar saindo aconteceu em mais de um ou dois capítulos, foi só uma situação para exemplificar como as mudanças de capítulos são muito banais.
    Se você não gostou do primeiro então acho difícil gostar desse, mas como eu sempre digo, só lendo pra saber né? Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ei Carol. Eu realmente não gostei dessa coleção, mas acabei lendo todos (vai entender...). O que mais me incomodou foi a mudança da América, ela me decepcionou bastante. Quer dizer, no último livro ela se tornou uma patricinha invejosa...
    naosepreocupecomisso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter