Resenha: A Marca de Atena por Rick Riordan

17:25

Sinopse: Annabeth carrega no bolso um presente da mãe, que veio acompanhado de uma ordem intimidadora: Siga a Marca de Atena. Vingue-me. A guerreira já carrega nas costas o peso da profecia que mandará sete semideuses em busca das Portas da Morte. O que mais Atena poderia querer dela? O maior medo de Annabeth, no entanto, é que Percy tenha mudado. E se ele já estiver habituado demais aos costumes romanos? Será que ainda precisará dos velhos amigos? Como filha da deusa da guerra e da sabedoria, Annabeth sabe que nasceu para liderar - no entanto, também sabe que nunca mais vai querer viver sem o Cabeça de Alga. Na aguardada sequência da Série Os heróis do Olimpo, do best-seller Rick Riordan, Percy Jackson e seus amigos semideuses mais uma vez correm em direção ao perigo para tentar salvar seus acampamentos, os deuses e o mundo inteiro. Narrado por Percy, Annabeth, Piper e Jason, A Marca de Atena é uma jornada inesquecível até Roma, recheada de importantes descobertas, sacrifícios surpreendentes e terrores indescritíveis.
Título: A Marca De Atena - Sério Os Heróis do Olimpo #3
Autor(a): Rick Riordan
Páginas: 480
Editora: Intrínseca
Avaliação: 5/5

Contém spoilers de O Herói Perdido e O Filho de Netuno. 
Quem me acompanha a algum tempo no blog sabe que o Rick é um dos meus autores favoritos, que Percy Jackson e Os Olimpianos é a série que eu mais reli na vida e que o Percy é um dos meus personagens favoritos, junto com muitos da série. É, acho que vocês entenderam o amor que eu tenho pelas estórias do Tio Rick <3 E acho que esse livro é o seu ápice, repleto - muito mesmo - de cenas de ação, um interação fantástica dos personagens e situações de tirar o fôlego. Bom demais!


Chegou a hora dos sete semideuses - Percy, Annabeth, Jason, Piper, Leo, Hazel e Frank- gregos e romanos se unirem. Abordo do Argo II eles vão ter que enfrentar muitas coisas, desde a desconfiança dos semideuses do acampamento romano até os ataques e armadilhas de Gaia para que Annabeth possa encontrar a Marca de Atena, essencial para impedir que Gaia se reerga e destrua tudo e todos. 
Antes de tudo queria pedir desculpas porque não tem resenhas dos livros anteriores, eu não tinha o blog quando li eles, mas como acho que quem vai ler essa resenha já leu os dois primeiros livro resolvi fazer a resenha de A Marca de Atena mesmo assim. 

Bom, a minha relação com os dois livros anteriores não foi muito boa, porque eu peguei eles pensando que ia encontrar o meu Percy que eu tanto gostava - e quem leu sabe que não é bem assim. Por isso eu fiquei bem ansiosa para ler A Marca de Atena e ao mesmo tempo receosa de não ser o que eu espera. E não foi. Foi bem melhor.

E eu tenho que falar que a Annabeth e o Percy juntos são a coisa mais fofa do mundo gente, não é o destaque do livro, claro, mas toda cena fofinha deles juntos me arrancou sorrisos - e valeu a pena esperar tanto pelo reencontro deles. Na verdade, a relação entre os personagens e o desenvolvimento e amadurecimento de cada um é um dos pontos mais positivos do livro. É interessante perceber como aos poucos eles vão se tornando uma verdadeira equipe e que eles se completam para formar um equipe tão poderosa, não só para a batalha, mas também de cumplicidade e amizade. É claro que um navio com sete semideuses poderosos vai ter conflitos e desentendimentos, mas nada que alterasse essa dinâmica (Falando nisso a capa fez uma pegadinha e tanto comigo).

O Rick Riordan escreve para o público infanto juvenil, então nunca houve uma exploração mais profunda dos seus personagens, mas nesse livro ele conseguiu fazer isso de uma forma gostosa e leve, trabalhando mais com os sentimentos de cada um. Isso mostra como o autor evolui desde o Ladrão de Raios. 

O livro tem a narrativa dividida entre a Annabeth, o Percy, o Leo e a Piper, achei a escolha meio estranha no começo, mas eles têm o porque de terem sua própria voz do livro, por serem com certeza o destaque. 

Não me entendam mal, todos os sete tem seus momentos de destaque, mas esses quatros foram decisivos para a resolução dos problemas desse livro em particular. Apesar de ser dividida, a narrativa é super fluída e funciona extremamente bem já que na maioria das vezes os personagens se separam para suas "missões".

Acho que esse é uns dos livro do autor que tem mais cenas de ação, aventura e surpresas, o que torna a leitura ainda mais gostosa e nem um pouco cansativa. Como sempre, o livro é recheado de mitologia e reviravoltas, além de nesse caso ser ainda melhor porque nós vamos conhecer Roma junto com eles. E claro que não podia falar os comentários irônicos, característica que é marca do autor para trazer comicidade para o livro. A confusão dos personagens com a forma grega e romana dos deuses rendeu as melhores risadas. 

Para quem gosta de infanto juvenil ou mitologia não pode deixar de ler Rick Riordan, vocês não sabem o que estão perdendo! E para quem, assim como eu, estava um pouco receosa com esse livro podem se jogar porque é bom demais. E o final acabou comigo, contando os dias para o próximo livro. Lembrando que o quarto livro da série, A Casa de Hades, vai ser lançado aqui junto com o lançamentos lá nos EUA, em outubro. 
Mas ela se questionou por que coisas bonitas tinham de estar envolvidas com historias do mal. Ou seria o contrário? Talvez para histórias do mal serem feitas é necessário construir coisas bonitas, para mascarar os aspectos sombrios.
— Hércules, hein? — Percy franziu a testa. — Aquele cara é como o Starbucks da Grécia Antiga. Para todos os lados que você fosse, lá estava ele.
Percy jogou os braços ao redor dela. Eles se beijaram e por um momento nada mais importava. Um asteróide poderia ter colidido com o planeta e extinguido toda a vida e Annabeth não teria se importado.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Engraçado, prefiro os anteriores a esse, achei que com o aumento de pessoas narrando, ficou um tanto chato e repetitivo. E enrolou mto aonde não deveria. Mas o gancho para o próximo foi mto bacana, ansiosa pela continuação.

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carol!
    Eu também gostei muito de A Marca de Atena e sem dúvidas ele é o meu preferido entre os três dessa série. Por mais que não goste de casalsinho em livros, Percabeth é impossível de não gostar! Eu adoro poder saber da história na visão de vários personagens, dá uma sensação muito boa :) Enfim, ótima resenha! Beijos

    Igor, http://www.odevoradordelivros.com/

    ResponderExcluir

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter