Resenha: Quantic Love por Sonia Fernández-Vidal

15:00

Sinopse: Laila terminou o ensino médio e, enquanto decide que carreira seguir, consegue um emprego como garçonete no CERN, um dos centros de pesquisa nucelar mais avançados do mundo. Cercada de "nerds" por todos os lados, a protagonista de Quantic Love: O Romance que Resolve a Equação do Amor vai descobrir que a ciência pode ser sexy e que o amor é a energia mais poderosa do universo. Uma das mais importantes escritoras de divulgação da ciência em língua espanhola e bestseller em seu país, Sonia Fernández-Vidal constrói uma deliciosa história de amor para jovens que mostra o lado humano da ciência. 
Título: Quantic Love 
Autor(a): Sonia Fernández-Vidal
Editora: Rocco
Páginas: 256
Avaliação: 2,5/5 

Desde que vi Quantic Love pela primeira vez eu imaginei uma estória divertida e fofa para passar o tempo e fui com essa mentalidade para a leitura. O livro é sim bem leve, mas, ao mesmo tempo, é uma aula de física, o que pode não agradar a muita gente que começar a leitura desavisado. No meu caso não foi isso que me fez desgostar da estória, mas sim o desenvolvimento fraco de muitos pontos importantes.


Laila era considerada uma nerd na escola, mas agora que acabou o Ensino Médio não sabe muito bem em qual carreira investir. Precisando de tempo para se decidir resolve aceitar um emprego de garçonete em uns do café do CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares) onde foram feitas as mais importantes descobertas da física, da química e da matemática dos últimos tempos e onde estão todos os maiores gênios da atualidade. Quando chega lá e conhece sua colega de quarto Angie, uma garota com corpo e atitudes de modelo, mas que tem o cérebro de um gênio, acaba percebendo que está em um universo totalmente diferente onde seu antigo status de nerd não significa nada. E, para piorar, acaba se envolvendo em um complicado triângulo amoroso entre Alessio, um jornalista divertido e descolado e Brian, um cientista desligado e que não demonstra o mínimo interesse por Laila. 

A premissa do livro é bem interessante, isso não tem como negar. Apesar de triângulos amorosos não serem nenhuma novidade na literatura, todo o clima do livro deixa isso com uma cara nova. O fato do livro se passar no CERN trás uma singularidade interessante para estória além, é claro, de todas as explicações de física. A autora é uma doutora em Física e trabalhou tanto no próprio CERN como também em outros centros de pesquisa, o que dá uma ideia para vocês de que quando eu digo que o livro é uma aula de física eu estou falando sério. Ela não se limita a simplesmente citar termos e referências, ela explica tudo e muitas vezes faz comparações interessantes com situações do dia a dia. Isso pode parecer chato para muita gente, mas tenham em mente que essa é uma parte importante e constante no livro então se você não estiver a fim de aprender um pouco que seja com a estória, desista. Eu, por exemplo, fui de mente aberta e aprendi um pouco mais sobre coisas da Física que já sabia como aprendi também coisas da qual nem vazia ideia.

De uma forma ou de outra, Quantic Love é um livro que acrescenta muitas coisas novas para o leitor
Porém o que é o grande destaque do livro, que é o romance, não me convenceu em momento nenhum. Cheguei a gostar da dinâmica que a autora deu para o triângulo amoroso, já que a Laila só se envolve com um para fazer ciúmes no outro, porém as motivações dos personagens não foram suficientes para mim. Não entendi porque, de um momento para o outro, a Laila ficou tão apaixonada pelo Brian, ela sofre tanto com isso e fala desse amor de uma forma tão intensa, mas eu não cheguei a sentir nada disso. Em momento ela estava conhecendo o Brian e no outro chorando porque ele não dava a mínima bola para ela, entendem? 

Talvez o grande deslize da autora foi na hora da construção dos personagens. Nenhum deles me encantou, me deixou com raiva ou despertou em mim qualquer outro sentimento, faltou personalidade e força neles. Fazendo a leitura ser rasa e superficial, o final corrido só prova esse meu ponto de vista.

É difícil chegar a uma conclusão sobre Quantic Love porque ele não é um livro intenso e muito menos um livro leve e divertido porque ao mesmo tempo quem tem uma estória simples e gostosinha também tem longas explicações sobre Física. Mas, falando de forma sincera, esse não seria um livro que recomendaria que alguém comprasse. Acho que a leitura só vale caso ele acabe caindo nas suas mãos ou você gostar bastante de Física e querer saber mais sobre isso de uma forma totalmente diferente. 
Às vezes o futuro sussurra algo em nosso ouvido por um breve instante. Alguns chamam isso de premonição; outros, de intuição. Eu sei apenas que quando entrei naquele avião soube que tudo ia mudar. A Laila que deixava Sevilha com destino à Suíça não voltaria jamais.
Encontrar o amor é também uma questão de tentativa e erro.

You Might Also Like

0 comentários

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter