Papo Literário: os benefícios da leitura que ninguém nos conta

13:25


Muita gente fala sobre alguns benefícios da leitura como aprender a escrever e falar melhor, exercitar o cérebro e aprender novos conteúdos. É isso que nos é falado na escola e que, na prática, não atiça nenhum pouco a nossa curiosidade. Pensando nisso, resolvi falar um pouco quais são os maiores benefícios que a leitura trouxe para mim e que nunca vi ninguém comentando. 


Despertam nossas emoções
Esse é, de longe, o que eu mais gosto a respeito dos livros. Acho que a diferença crucial entre livros, filmes e séries, é que nos livros nós mergulhamos completamente naquela vida, na mente daquele personagem ou naquele mundo novo e por isso, quando o livro é bom, nós sentimos tudo o que os personagens sentem: felicidade, tristeza, medo, ansiedade, paixão ou raiva, tanto faz. Não tem nada melhor do que se emocionar com uma linda estória ou sentir frio na barriga durante o desenvolver de um romance, essa capacidade que os livros tem de se conectarem com nossos sentimentos é o que tona a leitura uma experiência tão especial. Qualquer coisa que faz a gente sentir tão intensamente vale a pena. 


Trazem experiências de vida

Experiência é algo que nós adquirimos durante toda a vida, certo? Mas e quando nós vivemos centenas de vidas diferentes? O que quero dizer é que através dos personagens nós vivemos muitas coisas e passamos por diversas experiências pelas quais podemos vir a passar na vida real um dia. E, quando isso acontecer, querendo ou não, nós já vamos um certa experiência naquele assunto. Não sei se vocês conseguem me entender, mas acho que os ensinamentos mais importantes dos livros não são sobre assuntos concretos, mas sim sobre a vida em si, todos os seus obstáculos e como superá-los. Você percebendo ou não, por mais superficiais que alguns livros pareçam ser, você sempre pode tirar um lição de vida importante de um livro.


Eliminam preconceitos

Ao entrar em contato com tantas estórias diferentes nós acabamos também conhecendo os mais diferentes tipos de personagens, com as suas diferentes crenças e características. Essa talvez seja a mudança mais sutil de se perceber, porém ao se ter contato com tantas diferenças e se conectar com todas elas o preconceito acaba não tendo mais lugar.


Ampliam nossa visão de mundo

Alguns livros fazem a gente pensar, nos tiram da nossa zona de conforto e nos dão um tapa de realidade. Esses livros nos fazem enxergar o mundo de uma forma diferente, ampliam a nossa capacidade de ver o mundo a nossa volta, os outros e a nós mesmos. 


Bom, esses são os benefícios mais importantes para mim da leitura, mas e pra vocês? O que os livros trazem de melhor para vida de vocês?

You Might Also Like

2 comentários

  1. Carol, adorei tudo que você disse.
    Os livros nos trazem TANTOS benefícios que é impossível não amá-los, né?
    Nós vivemos milhares de vidas através deles e isso é sensacional. Conhecemos novos mundos, vivenciamos situações como se estivéssemos lá. Além dos benefícios óbvios como escrita, pensamento crítico, etc.
    Tudo muito bem colocado! <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Um dos principais benefícios é poder 'conhecer' lugares e personagens sem sair de casa. As emoções, as experiências de vida... É tudo muito bom.

    ResponderExcluir

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter