Resenha: A Casa de Hades por Rick Riordan

14:14

Sinopse: Hazel está diante de uma encruzilhada. As forças de Gaia estão decididas a impedi-los de avançar e alcançar seu objetivo: chegar à Casa de Hades, nas terras antigas, para resgatar Percy e Annabeth e fechar definitivamente as Portas da Morte, impedindo os monstros de retornarem ao mundo mortal. Ela e o que restou da tripulação do Argo II sabem o que precisa ser feito, mas todos os caminhos parecem levar ao fracasso de sua missão. Entretanto, eles precisam se decidir e agir rápido. O tempo está passando. A sanguinária Mãe Terra escolheu o dia primeiro de agosto para o seu despertar.  No Tártaro, Annabeth e Percy passam por grandes dificuldades. Famintos, com sede e feridos, mal conseguem andar pelo território sombrio e venenoso repleto de inimigos que espreitam na escuridão. Não há como descobrir onde ficam as Portas da Morte. E mesmo que soubessem sua localização, uma legião formada pelos monstros mais poderosos e fiéis a Gaia estará lá para guardá-las. Nesse momento, Annabeth e Percy não estão em condições de enfrentá-los em um combate.  Apesar da enorme desvantagem, Hazel, Annabeth, Percy e os outros semideuses da profecia sabem que sua única opção é tentar o impossível. Quando os riscos são maiores do que nunca, é somente a amizade entre os semideuses gregos e romanos, aprendendo a trabalhar juntos, que poderá salvar não só os acampamentos, mas também o mundo. 
Título: A Casa de Hades - Os Heróis do Olimpo #4
Autor(a): Rick Riordan
Páginas: 496
Editora: Intrínseca
Avaliação: 5/5

Contém spoilers dos livros anteriores.
Depois do final angustiante de A Marca de Atena já era de se esperar que esse livro fosse cruel, e com certeza foi. Depois de ler tantos livros do Rick, eu já estava acostumada a passar o livro todo vendo os personagens sofrendo e lutando, a cada minuto, para permanecerem vivos, mas nada disso se compara ao se colocar dois dos nossos personagens mais queridos no Tártaro. Posso dizer que sofri com eles da primeira a última página. 



Depois de resgatar a Atenas Partenos, Percy e Annabeth acabaram caiando diretamente no Tártaro, o local final do Hades, para onde vão se reintegrar todos os monstros e titãs que os semideuses passam a vida  toda matando no mundo mortal. Para saírem de lá com vida eles precisam sobreviver ao, literalmente, inferno e chegar ás Portas da Morte que precisam ser fechadas tanto do Tártaro como também do lado mortal. Hazel, Leo, Piper, Jason, Frank e Nico viram seus amigos caírem diretamente no pior lugar existente sem poderem fazer nada para salvá-los, mas agora eles precisam se arriscar, a bordo do Argo II, até a Casa de Hades, na Grécia, para fecharem de vez as Portas da Morte e regatarem Percy e Annabeth, se, é claro, eles conseguirem sobreviver. Para isso todos os sete semideuses da profecia terão que enfrentar seus medos e limitações, sobreviver a morte iminente e passar pelos inúmeros obstáculos que Gaia colocou em seus caminhos.


Como já disse, mesmo depois de passar oito livros vendo o Percy e a Annabeth sofrendo e quase morrendo diversas vezes, nada se compara com acompanhar a luta deles dentro do Tártaro. Talvez seja pela forma como o Rick descreve o lugar desolador, com o calor que os deixam cheios de bolhas e o ar tóxico difícil de respirar, ou talvez seja o sentimento de agonia e desespero que cada cena trás, só sei que nunca sofri tanto junto com os personagens como em A Casa de Hades
Eu sempre fui apaixonada pelo Percy e pela Annabeth - eles estão, sem dúvida, na minha lista de personagens preferidos - e isso só se confirmou nesse livro. Ambos são extremamente fortes, corajosos e determinados e não tem como não admirar personagens que tenham essas característica. Além disso, a conexão entre os dois, que está muito além de um namoro, se mostrou com toda a sua força e importância, um suportou o peso do outro, deram a si mesmos razões para continuar, e essa cumplicidade e amizade foi um dos pontos de mais destaque desse livro. 


Por outro lado, isso não quer dizer que a missão dos semideuses no mundo mortal foi fácil, na realidade acho que foi tão terrível quanto. Em A Casa de Hades os sete semideuses principais narram (Percy, Annabeth, Hazel, Leo, Jason, Piper e Frank), o que ajuda o leitor a se conectar melhor com todos eles e posso dizer isso por experiência própria. Por exemplo, eu não via muita coisa no Frank, mas depois de acompanhar o que aconteceu nesse livro com ele pelo seus olhos, o Frank se tornou um dos meus preferidos ao lado da Hazel e do Leo. A escrita do Rick amadureceu muito com decorrer do tempo e isso fica bem visível pela forma que ele passa a abordar um pouco mais dos sentimentos dos seus personagens. Toda a situação do Nico, por exemplo, foi um ato de coragem que me pegou totalmente de surpresa, a revelação que foi feita nunca tinha sequer passado pela minha cabeça.



É claro, porém, que o livro segue a fórmula de todos os outros do Tio Rick e é ingenuidade esperar qualquer coisa muito diferente vindo dele. O livro é repleto de ação e aventura, dezenas de seres mitológicos e uma narrativa dinâmica e descritiva. Apesar de todos os momentos de tensão, o livro ainda tem todo o toque de humor sarcástico que já virou marca registrada do autor. 

Eu ainda fico surpresa pela criatividade do Rick Riordan, como cada mínimo detalhe acaba tendo uma importância gigantesca no final. E o mais incrível é que o livro é repleto desses mínimos detalhes. É tudo tão bem pensando e planejado que não tem como não admirar a criatividade dele em criar suas estórias. 
Falando nisso, acho que esse foi o livro de Os Heróis do Olimpo onde eu vi mais referências e aparições de personagens de Percy Jackson e os Olimpianos e eu adorei, acho muito legal essa ligação tão íntima entre as duas séries. 


Quando eu comecei a leitura já esperava algo ótimo, mas mesmo assim fui surpreendida por quão incrível os livros do Rick podem ser. Acho que A Casa de Hades se tornou o meu livro favorito do autor, principalmente por tocar mais fundo nos sentimentos do leitor. Não tem palavras que podem descrever a agonia que eu senti acompanhando a jornada do Percy e da Annabeth no Tártaro, assim como o desespero em ver todos os outros encararem diversas dificuldades. Esse é o livro onde o Rick conseguiu balancear da melhor maneira todos os elementos de sua narrativa: ação, tensão, romance e comédia, fazendod o livro algo sensacional. O último livro da série, O Sangue do Olimpo, ainda não tem data de lançamento e eu não sei se isso é bom ou ruim porque ao mesmo tempo que estou super ansiosa também fico triste por ter que dizer adeus a personagens que amo tanto. 

Ela nunca havia esperado que sua vida fosse fácil. A maioria dos semideuses morria jovem nas mãos de monstros terríveis. Era assim desde a Antiguidade. Os gregos inventaram a tragédia. Eles sabiam que os maiores heróis não tinham finais felizes.
O calor do rio tostava a pele de Percy. Cada vez que respirava era como se estivesse inalando fibra de vidro com cheiro de enxofre. Quando ficavam com sede, o máximo que podiam fazer era tomar um gole refrescante de fogo líquido. É, Percy sabia mesmo fazer uma garota se divertir.
Psique tinha razão. Cupido era um monstro. O Amor era o mais selvagem de todos os monstros.

You Might Also Like

0 comentários

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter