Filme x Livro: Em Chamas

14:09


Em Chamas não estava no topo da minha lista de adaptações mais esperadas pelo simples motivo de que depois da minha experiência decepcionante com A Esperança eu perdi o entusiasmo com a série como um todo. Porém, eu tinha me esquecido com Em Chamas ainda era incrível! Um filme espetacular, seja por si só ou como adaptação. 


A adaptação do primeiro livro para as telas já criou um histórico muito grande de fidelidade com a obra original e eu, sinceramente, não esperava nada de diferente desse segundo filme. Já faz mais de dois anos que li Em Chamas e, portanto, eu não me lembro de cada detalhe do livro. Na realidade, eu esqueci muitos detalhes importantes. Sendo assim, não posso dizer para vocês se o filme está exatamente igual, mas, baseado no que me lembro, o filme está o mais fiel possível ao livro
Foi incrível porque enquanto eu assistia era quase como se eu estivesse relendo o livro já que eu reconhecia alguns dos diálogos e a maioria das cenas é exatamente igual o que eu tinha imaginado. Na minha opinião, Em Chamas foi a adaptação mais bem feita que eu tive a oportunidade de assistir - mérito que é também da Suzanne Collins por criar uma estória que não precisa de praticamente modificação nenhuma.




O começo do filme, assim como o do livro, é lento, mas nem por isso desinteressante. A todo momento acontecem momentos marcantes e conforme o filme se desenvolve tudo fica cada vez mais eletrizante, sendo os Jogos o grande ápice do filme. É simplesmente impossível desgrudar os olhos da tela por um minuto sequer. 

A produção teve uma grande aumento no orçamento o que fica muito visível no visual do filme. É tudo muito bem feito e muito bonito de se ver, é extremamente fascinante ver Panem com muitos mais detalhes do que no primeiro filme. E apesar dos efeitos impecáveis e da caracterização perfeita, para mim, o que pesa de verdade na qualidade do filme é o elenco excelente


Não consigo parar de me surpreender com a Jennifer Lawrence e com a sua atuação. Apesar de estar rodeada de personagens incríveis e atores brilhantes a sua Katniss rouba a atenção em qualquer cena. A Jennifer consegue passar muita emoção e muita verdade na sua atuação, o que envolve e encanta quem assiste de forma surpreendente. 

Na realidade, eu poderia escrever parágrafos e parágrafos sobre como todos os personagens foram brilhantemente representados, mas vou me limitar a dizer que ninguém vai ficar decepcionado. Porém, ainda quero destacar Sam Clafin como Finnick e Jena Malone como Johanna, adições incríveis para o elenco.


Eu não esperava me emocionar tanto com o filme como aconteceu, talvez por não me lembrar tão bem do livro ou por não imaginar que ver tudo aquilo ganhando vida traria uma visão completamente nova. Acontece que Em Chamas consegue ser muito mais cruel do que Jogos Vorazes e não digo isso pelo que acontece dentro dos Jogos ou a violência e a repressão cometidas, mas sim pelo impacto emocional que tudo aquilo causa nos personagens.  




Eu perdi a conta de quantas vezes quase cheguei ás lágrimas durante o filme, mas posso dizer com exatidão três momentos que ficaram gravadas na minha cabeça que foram: o anuncio dos Jogos, a despedida da Effie e cena dos pássaros. O filme é um verdadeiro teste de sanidade para quem assiste, eu não estava preparada para sentir tantas coisas durante o filme e com certeza vocês também vão se emocionar em diversas cenas.



Um ponto que eu gosto bastante nas adaptações da série são as cenas adicionais, que não são possíveis nos livros porque ficamos presos neles pela visão da Katniss. Todas as cenas entre o Presidente Snow (Donald Sutherland) e o Plutarch (Philip Seymour Hoffman) planejando estratégias são geniais e muito inteligentes, além de mostrar um lado importante da estória criada pela Suzanne Collins que é a crítica política, já que nessas cenas ficam visíveis a manipulação e a alienação da Capital sobre o povo.



Porém, eu tenho uma crítica, a única coisa que me desagradou no filme todo. Na minha opinião o final ficou confuso e sem explicação para quem não leu o livro. Eles não tocaram no assunto do Distrito 13 durante todo o filme e quando foram explicar o que aconteceu no final, essa falta de informações não foi suprida. Três pessoas vieram pedir para que eu explicasse melhor para elas -  já que sabiam que eu tinha lido o livro - o que só demonstra o meu ponto de vista. 




O que eu posso concluir é que Em Chamas é um filme incrível como adaptação, mas também como um filme por si só. Mesmo não tendo expectativas, ele se tornou a melhor adaptação do ano sem dúvida nenhuma e me deixou morrendo de vontade de assistir de novo e de novo. Eu juro que tentei passar para vocês o quanto eu gostei de Em Chamas, mas sinto que disse muito pouco, não tem como explicar, vocês precisam assistir para entender. Não posso dizer que estou ansiosa pelos próximos dois filmes porque, como disse no começo, não gostei de A Esperança, mas isso não tira de mim a fascinação por esse segundo filme. Espetacular!

You Might Also Like

3 comentários

  1. Concordo com tudo que disse no post! Eu fiquei impressionada como o filme foi fiel ao livro e como foi emocionante. Também não sei quantas vezes eu chorei, só sei que foi bastante. Gosto como a visão é ampliada por não ficar preso a narrativa da Katniss, e gostei muito de como as cenas foram feitas.
    Mal posso esperar pelos últimos filmes. Se continuar melhorando cada vez mais, vai ser algo incrível.

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    estou bem curiosa para ver o filme. Está todo mundo falando que ficou mtooo bom.
    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Em chamas é uma ótima adaptação sem dúvida, mas não foi o filme do ano pra mim.
    Aprendi a admirar a Jenniffer porque acredito que nenhuma outra atriz conseguiria dar vida a Katniss de forma tão suave e perfeita, mesmo não achando a personagem perfeita, ela me ganhou com sua interpretação.

    Beijo
    Fernanda - Leitora Incomum

    ResponderExcluir

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter