Resenha: Promessa de Sangue por Richelle Mead

16:52

Sinopse: A vida de Rose Hathaway nunca mais será a mesma. O recente ataque à Escola São Vladimir devastou todo o mundo Moroi. Muitos estão mortos,e outros foram levados pelos Strigoi. Mas apenas uma vítima importa...Dimitri Belikov. Todos o consideram morto. E, até certo ponto, ele estava. Agora Rose deve manter a promessa que fi zera a ele e viajar ao fim do mundo para encontrar – e matar – seu verdadeiro amor... A mundos de distância da São Vladimir e de sua melhor amiga Lissa, Rose encontrará forças para destruir Dimitri? 
Título: Promessa de Sangue - Academia de Vampiros #4
Autor(a): Richelle Mead
Páginas: 448
Editora: Agir
Avaliação: 5/5 

Contém spoilers dos livros anteriores.
A primeira vez que li Promessa de Sangue foi um tortura. De verdade, eu chorei durante as 448 páginas! Relendo o livro o baque não foi tão grande porque, claro, eu já sabia o que iria acontecer, mas nem isso me fez amar menos o livro. Sempre crescendo a cada volume, a Richelle Mead fez um livro repleto dos melhores elementos de sua série.


Dimitri virou um Strigoi. Dimitri estava morto. Ou bem, quase morto e era dever de Rose terminar de matá-lo, completar o desejo dele. Era dever de Rose dar um fim definitivo a vida do homem que amava. Como se simplesmente perdê-lo já não trouxesse dor o suficiente. E para seguir na sua caçada até a Rússia ela precisou abandonar a segurança da Academia, seus planos de vida e sua melhor amiga, Lissa. Agora sem um lar e sem ninguém, ela parte em busca de Dimitri determinada a libertá-lo de uma vida que ele sempre repudiou, mas com medo de não conseguir cumprir seu propósito quando ficasse cara a cara com o amor da sua vida. 

Promessa de Sangue dá um ar de renovação muito interessante para a série como um todo, durante os primeiros três livros nós estávamos presos à dinâmica da Academia e sempre rodeado dos mesmo personagens e isso muda bastante nesse quarto volume. Durante o livro a Rose passa por diversos lugares diferentes e conhece vários novos personagens - com um grande destaque para Sidney e para o Abe -, uma mudança muito bem vinda depois do baque que foi o final do terceiro livro. Mas, ao mesmo tempo, ainda continuamos acompanhando a vida na Academia através da mente de Lissa, só que em segundo plano já que, mais do que nunca, a Rose é a grande protagonista dessa estória. 

Diferente dos outros livros, existe algo de realmente triste em Promessa de Sangue, a dor que a Rose passou, o tamanho de sua perda está presente em cada pensamento da personagem e, principalmente, em cada pensamento do leitor. Mas a Richelle tem uma forma própria de passar isso para as páginas. Apesar de ter uma razão concreta para sofrer, a Rose, em nenhum momento, se torna melancólica ou fica de mimimi, ela continua com a sua personalidade badass e encara tudo com força e determinação, porém a autora consegue imprimir sua dor de forma implícita durante a narrativa. Mesmo nas passagens mais banais e mesmo quando a personagem não demonstra nenhum pesar, todo momento que o nome do Dimitri é citado você sente seu coração ser apertado e seus olhos enchem de lágrimas porque o leitor sabe que, mesmo que a Rose não diga isso, no fundo isso a está matando aos poucos. 
Aqui fica evidente porque a Rose é, de longe, a melhor protagonista de todas na minha opinião. Ela mostra diversas nuances, dor, tristeza, determinação, força, dedicação e coragem, conseguindo ser cativante a cada momento. Não tem como não amar e admirar a personagem.
Acho que um dos momentos mais tristes do livro - e de toda a série - é quando ela acaba perdendo a si mesma. Não posso falar abertamente o que acontece porque é um spoiler gigantesco, mas sei que quem leu o livro vai me entender. Para mim aquilo não é apenas o resultado do que está acontecendo com ela fisicamente, mas sim a explosão de dias e dias de sofrimentos reprimidos. É realmente agoniante ver pelo quê ela passa durante essa parte do livro. 

É um pouco irônico perceber que esse é, até o momento, o livro em que o Dimitri mais aparece, seja por memórias ou fisicamente. Mesmo que emocionalmente seja uma tortura vê-lo como Strigoi, preciso confessar que isso contribuiu muito para a estória. É interessante ver essa faceta do personagem, a interação entre ele e a Rose e, principalmente, perceber como a Richelle brinca com a gente. Ela consegue manipular nossos sentimentos da mesma forma que, na estória, o Dimitri manipula os sentimentos da Rose em uma disputa cruel entre ver o Dimitri de antes em comparação com o Dimitri de agora. 

Eu tinha me esquecido completamente, completamente mesmo, do que acontecia com a Lissa nesse livro e, mais uma vez, fui pega totalmente de surpresa pelas reviravoltas criadas pela autora. Eu amo como a Richelle não faz nada sem propósito, não introduz um personagem sem ter uma função muito bem definida para ele no futuro e isso fica muito evidente em Promessas de Sangue. Confesso que senti um pouco de falta do Christian nesse volume, ele ficou um pouco esquecido ao me ver, mas, ao mesmo tempo, eu meu amor pelo Adrian cresce absurdamente. Não tem como substituir o Dimitri no meu coração porém ainda sim eu sou apaixonada pelo Adrian, não tem como negar.

Nesse livro a autora faz uma mistura muito bem dosada de tudo que a série tem de melhor, tem ação de qualidade, o alívio cômico característico da série, um vertente mais emocional e, principalmente, uma exploração ainda maior do mundo sobrenatural de Academia de Vampiros. Nós somos, finalmente, apresentados aos alquimistas, aprendemos muitas coisas novas - e super interessantes - sobre o espírito e, principalmente, conhecemos um pouco mais sobre o que é ser um Strigoi. Nunca antes na série tinha sido mostrado, de verdade, o que é ser Strigoi e é muito, muito interessante saber mais sobre eles. 

É incrível como a Richelle Mead consegue se superar a cada livro, mesmo quando vocês está certo de que encontrou o melhor, o seu favorito, ela vai lá e surpreende novamente. Promessas de Sangue, como eu já disse, traz o melhor da série, é excitante e triste e acaba com um final extremamente empolgante. Estou louca para reler o quinto livro - sim, mesmo já sabendo o que acontece!

PS: Para mim essa é a primeira capa realmente bonita da série e que tem relação com a estória, ou seja, um milagre!
Seus lábios se moveram para a minha clavícula, e sua mão acariciou meus lábios. “Você queimou em minha mente para sempre. Não existe nada, nada nesse mundo que, algum dia, vá mudar isso.”
Mas não era real. Era fácil demais. E se eu aprendi alguma coisa, é que a vida não é fácil.
Eu disse antes e falei sério: vivo ou morto, o amor da minha vida era foda.

You Might Also Like

0 comentários

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter