Resenha: Se Eu Ficar por Gayle Forman

16:14

Sinopse: Aos 17 anos, a musicista Mia é uma adolescente como tantas outras. Tem pais amorosos, uma melhor amiga e um namorado apaixonado. Sua vida, no entanto, não é livre de escolhas dolorosas, como decidir se permanece fiel ao seu primeiro amor – a música –, mesmo que isto signifique perder seu namorado e deixar todos os que ama para trás. Em uma manhã de fevereiro, Mia sai para um passeio com a família e, em um instante, tudo muda.  O poder da família, da música e do amor, este é o mote de "Se Eu Fica", primeiro romance da escritora premiada e jornalista norte-americana Gayle Forman a chegar ao país.
Título: Se Eu Ficar
Autor(a): Gayle Forman
Páginas: 189
Editora: Rocco
Avaliação: 5/5 

Eu fui pega totalmente de surpresa por Se Eu Ficar e não só por não saber o acontecimento principal do livro, mas principalmente porque eu não esperava ser tão fisgada pela estória. O livro me envolveu completamente e durante a leitura, que levou apenas duas horas, me emocionei de tal forma com a estória de Mia que o livro acabou se tornando extremamente marcante para mim.


Mia é uma garota de 17 anos que não tem uma vida perfeita, mas é muito feliz. Ela é uma violoncelista totalmente apaixonada pela música e extramente talentosa, tanto que está a um passo de entrar na Julliard, seus pais são dois ex-roqueiros divertidos, muito amorosos e incríveis e seu irmão mais novo nutre com ela uma relação muito próxima. Além disso, Mia tem em Kim uma melhor amiga dos sonhos e tem Adam como namorado, um garoto atencioso, apaixonado e que está começando a fazer sucesso com sua banda. Porém tudo isso muda em um dia de neve, quando algo que nunca ela imaginou que poderia acontecer, acontece. 

Eu comecei a ler Se Eu Ficar sem saber quase nada sobre a estória e fiquei muito feliz por isso, porque nada se compara ao baque que foi descobrir qual seria o assunto tratado nessa estória. O grande acontecimento principal aparece nas 15 primeiras páginas e você pode descobrir facilmente o que é através da maioria das resenhas publicadas do livro ao até mesmo da sinopse completa (eu editei a que coloquei no começo do post), mas, na minha opinião, saber de antemão o que acontece tira uma parte importante da emoção da leitura. Por isso eu não vou revelar para vocês o que é esse acontecimento e admito que isso dificulta demais a escrita da resenha, mas não quero que vocês percam essa parte importante da experiência. 

A Gayle Forman trata de um experiência tão delicada, tão traumática que até agora não sei como lidar com os sentimentos que tudo isso desencadeou em mim. É realmente difícil se imaginar no lugar de Mia, ter que encarar o que aconteceu, lidar com essa dor e, acima de tudo, tomar uma decisão tão difícil. Só que o mais interessante foi a forma como a autora conseguiu fazer essa conexão entre o leitor e os personagens surgir.

O grande acontecimento é, como eu disse, logo no começo, porém o leitor sente o impacto disso gradualmente conforma a estória avança. É encantadora a forma como autora oscila entre passado e presente, nos apresentando ao pouco a estória daqueles personagens incríveis. O livro é curto, bem menor do que o que estou acostumada a ler, mas nessas poucas páginas a Gayle Forman conseguiu que eu me conectasse com os personagens de tal forma que só aconteceu poucas vezes. Eu me vi, de repente, totalmente perdida nas lembranças de Mia e apaixonada pelas pessoas que eram tão importantes em sua vida.

É como se a Mia se tornasse uma amiga durante a leitura pela sinceridade da sua narração, ela tem uma paixão encantadora por sua música e um amor incondicional por sua família, fazendo dela uma personagem extremamente real e suas inseguranças e dúvidas só contribuem para isso. Não tem como não simpatizar com ela e, principalmente, se comover com toda a dor que ela tem que enfrentar pela frente. 
Os pais da Mia são pessoas incríveis e não tem como expressar o amor que senti por esses dois personagens, assim como pelo irmãozinho menor dela. O fato dos pais dela serem ex-roqueiros excêntricos ajuda muito a, imediatamente, tornar os dois personagens interessantes, mas a beleza deles não para por aí. O que mais me encantou foi o amor que eles têm pelos filhos e forma como encaram a vida de forma descontraída e alegre, acho que nunca, em toda a minha experiência literária, encontrei alguma personagem que tivesse uma relação tão próxima com seus pais e é incrível testemunhar isso. 
O Adam, namorado da Mia, também tem destaque na estória e no meu coração. Assim como tudo e todos na estória, ele não é perfeito, mas isso não o impede de ser incrível. Como eu já disse, ele é amoroso, atencioso, fofo e faz de tudo, tudo mesmo, para a Mia. Eles têm um relacionamento forte e apaixonado que encanta e comove quem está lindo. Eu me senti apaixonada pelo amor deles.

O filme tem uma carga emocional muito grande e conforme você vai se conectando ainda mais com os personagens, mas você sente o peso dessa estória. O livro se passa em um dia e, como eu disse, eu li ele em apenas duas horas, mas mesmo assim o livro despertou em mim sentimentos muito fortes. A Mia passa por uma situação tão injusta e tão cruel que é praticamente impossível encarar tudo isso sem se sentir tocado pelos seus sentimentos. 

É um livro triste, sim, mas lindo também por tratar do maior dos sentimentos: o amor. O amor de amigo, o amor romântico e, principalmente, o amor familiar, o mais forte e incondicional de todos. Eu não esperava criar um laço tão forte com essa estória e seus personagens, mas fico feliz que aconteceu porque eu simplesmente amo me envolver com estórias como essas, sinceras, intensas e que deixam uma mensagem linda no final. O livro tem uma continuação, mas que não é necessária, já que o final de Seu Eu Ficar, para mim, cumpre com o que o livro pede. 
Se Eu Ficar é aquele tipo de livro que eu declaro como leitura obrigatória, é curto, lindo e incrível, não sei o que mais posso dizer para convencer todos de ler. Eu quero todo mundo chorando tanto quanto eu por esse estória. 
Eu percebo agora que morrer é fácil. Viver é difícil.
As vezes você faz escolhas na vida e as vezes as escolhas fazem você.
E eu aposto que ela será uma pessoa mais forte por causa do que ela perdeu hoje. Eu tenho o pressentimento que depois que você sobrevive de algo assim, você se torna um pouco invencível.

You Might Also Like

0 comentários

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter