Resenha: Sombra da Noite por Deborah Harkness

14:41

Sinopse: No romance, a pesquisadora Diana Bishop, descendente de uma antiga linhagem de bruxas, e o geneticista Matthew de Clermont, um vampiro ancestral, se aprofundam em sua pesquisa sobre o manuscrito encantado conhecido como Ashmole 782, numa trama que entrelaça paixão, alquimia, ciência e história. A série de sucesso de Deborah Harkness ganhará adaptação para o cinema pela Warner.
Título: Sombra da Noite - All Souls #2
Autor(a): Deborah Harkness
Páginas: 576
Editora: Rocco
Avaliação: 2/5

Quando li A Descoberta das Bruxas fiquei surpresa com o livro, com a abordagem interessante, com a maneira com que a autora misturou ficção com fatos históricos e conhecimentos científicos e com a força do romance. E é por isso que estava esperando muito de Sombra da Noite que acabou, infelizmente, sendo uma das maiores decepções que tive até agora. O livro simplesmente não funcionou. 


Depois de ter encontrado o Ashmole 785 a vida de Diana Bishop mudou para sempre. Ela começou a ser perseguida por demônios, vampiros e outras bruxas que querem saber também os segredos escondidos em seus páginas. E, é claro, se apaixonou por Matthew de Clarmont, um vampiro de centenas de anos de idade. Para se proteger e encontrar informações que ajude os dois, Diana e Matthew vão ter que viajar no tempo para algum ponto do passado onde acreditam que podem ficar seguros. 

Os defeitos começam logo no primeiro capítulo, de repente nós somos apresentados a vários personagens novos e a cada capítulo aparecem outros e, para piorar, a autora ainda se refere a eles de três formas diferentes: nome, sobrenome e - em alguns casos - apelidos. Então, como podem imaginar, tudo fica muito confuso! Eu até pensei que isso iria melhorar com o passar das páginas, mas não, porque, como já disse, vão sempre aparecendo outros personagens e te confundindo cada vez mais. 
Como se não bastasse, a confusão não para aí, a Deborah Harkness também coloca muita informação e não explica todo o necessário, o que me deixou ainda muito mais perdida, os personagens fazem muita coisa e falam muita coisa que não fazem sentido para mim, e que não se encaixam. 

Mas, na minha opinião, o defeito principal é a enrolação desse livro. No começo vemos que eles viajaram no tempo por dois motivos: procurar o Ashmole 785 e encontrar bruxas tutoras para a Diana. E eles levam mais de 300 páginas para fazerem as duas coisas. Ou seja, mais de metade desse livro é desperdiçado porque sim, tudo o que acontece antes é total e completamente desnecessário! A única coisa que eu pensava enquanto lia é que não fazia sentido algum aquilo tudo. E a impressão que dá é que a Deborah Harkness subestima o leitor e claramente o chama de burro por imaginar que nós engoliríamos tamanha enrolação sem questionamentos. É tanta informação confusa e tanta enrolação que eu considerei seriamente abandonar o livro mais de uma vez. 

Os personagens infelizmente também não conseguem conquistar. Eu tinha gostado muito da Diana e do Matthew no livro anterior e, apesar do excesso de romance, gostado muito da relação dos dois. Só que em Sombra da Noite eles me incomodaram bastante também, principalmente pela maneira inconsequente e irritante que agiram em diversas partes do livro. De verdade, em muitas partes eles pareciam adolescentes e não pessoas adultas e maduras. (Sem contar que alguns dramas desnecessários que me fez ter a sensação de estar lendo Crepúsculo. Sério.)

Mas o livro não é de todo ruim. Apesar da quantidade exagerada e mal explicada de referências histórias, quando você tem tempo para entendê-las elas se tornam super interessantes e mostram de verdade o conhecimento da Deborah Harkness. Achei muito legal também que de vez em quando aparecem alguns capítulos no presente mostrando as mudanças que as ações dos personagens no passado estão causando. E, por último, o mais surpreendente é que mesmo tendo quase desistido diversas vezes, no final, eu me encontrei querendo saber o que iria acontecer. E pior, mesmo tendo odiado a maior parte de Sombra da Noite eu ainda sinto vontade de ler o último livro para descobrir como tudo vai terminar. Conseguir  isso com um livro tão mal construído é, com certeza, uma qualidade da autora. 

O fato é que não gostei de Sombra da Noite, foi uma leitura penosa, demorada e irritante. O que é uma pena, já que gostei tanto de Descoberta das Bruxas. Mas acredito que quem gostou do primeiro ainda deveria dar uma chance para o livro, mesmo que acredite que vocês vão sofrer um pouco para passar por ele. 
– Você é Diana Bishop… historiadora e bruxa. – Ele me segurou pelos ombros. – Não importa tudo o mais que você tenha sido um dia ou o que será depois, isso é o que você é. E você é minha vida.
Por que tudo que era tocado por Matthew tinha que ser tão enrolado? Nossa vida em comum me lembrava os nós dos cordões da minha caixa de feitiços. Sempre se embaralhavam, por mais que desfizesse os nós e separasse os cordões.

You Might Also Like

0 comentários

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter