Resenha: After por Anna Todd

12:22

SinopseTessa, de 18 anos, sai de casa, onde mora com a mãe, para ir para a faculdade. Até então sua vida se resumia a estudar e ir ao cinema com o namorado doce que conheceu ainda criança. No primeiro dia na faculdade, onde ela passa a dividir o quarto com uma amiga que adora festas, Tessa conhece Hardin, um jovem rude, tatuado e com piercings que implica com seu jeito de garota certinha. Logo, no entanto, os dois se envolvem e Tessa, que era virgem, vê sua sexualidade aflorar. Tessa logo descobre que Hardin possui um passado cheio de fantasmas e os dois começam um relacionamento intenso e turbulento. Depois dele, ela nunca mais será a mesma.
Título: After
Autor(a): Anna Todd
Páginas: 616
Editora: Paralela
Avaliação: 3/5 


Eu vi After muitas vezes antes de realmente notá-lo. Porque vamos concordar que, de primeira, a capa e o título não chamam lá muita atenção e não passam nem um pouco a ideia de um new adult. Quando finalmente li a sinopse do livro confesso que o fato de ter sido inicialmente uma fanfic do One Direction e as opiniões conflituosas não me deixaram lá muito animada, mas alguns comentários interessantes e o sucesso da autora do Wattpad me fizeram dar uma chance para After. E, apesar de tudo, eu fico muito feliz de ter feito isso.



Tessa passou boa parte da sua vida se dedicando aos estudos para passar na faculdade que sua mãe sempre quis, e ela conseguiu. Agora a sua rotina de sempre, de passar horas lendo, estudando ou vendo filmes com Noah, seu namorado que conheceu quando ainda era criança, vai mudar completamente.
O que ela não esperava era que teria como colega de quarto uma garota super tatuada e festeira que a leva a conhecer Hardin, Ele também é coberto de tatuagem, pircings e é uma das pessoas mais grosseiras que Tessa já conheceu na vida. Ele é, teoricamente, a pessoa que ela deveria que manter mais distância, mas ela não consegue explicar a atração que ele provoca nela e de repente ela se vê envolvida em uma relação complicada e viciante ao mesmo tempo. 

Eu já disse várias vezes que quando era mais nova eu lia, mais ou menos, uma fanfic por dia e até hoje acho incrível e respeito muito esse "gênero". Existem, sem a menor dúvidas, fanfics que são tão boas ou melhores que alguns livros que já li e merecem serem publicadas e conhecidas.
Quando comecei a ler After logo senti que estava lendo algo do gênero, talvez tenha sido um pouco injusto por ter acabado de ler um livro da Maggie Stiefvater que tem uma das escritas mais espetaculares que já conheci, mas você percebe de cara que a narrativa é fraca e não muito profissional. E isso me incomodou sim no começo, mas a partir do momento em que a estória me envolveu eu esqueci completamente de me importar com isso. A verdade é que o livro tem muita cara de fanfic e muitas características marcantes desse  tipo de narrativa - como, por exemplo, o seu tamanho, já que vão ser três livros e só o primeiro já é super grande.

Muita gente compara After com Belo Desastre e preciso dizer que, sim, eles tem algumas grandes semelhanças. Mas a principal é abordar um relacionamento pouco saudável, turbulento, super intenso, onde um depende do outro e possuir personagens complicados de se lidar.
O Hardin não é o melhor homem do mundo, muito longe disso. Ele é um babaca, é imaturo, cruel, egoísta e não sabe lidar com as pessoas sem machucá-las. É claro que, como sempre, ele possuí traumas e problemas de uma pessoa que sofreu muito e que hoje o leva a ter esse tipo de comportamento, mas esse é um caso onde tudo isso não justifica, nem de longe, todas as suas ações. Mas ainda assim o Hardin tem alguma coisa que conquista, que faz você se sentir atraída pelo personagem, talvez a vulnerabilidade e paixão que ele demostra em seus melhores momentos. Então, sim, o personagem é uma pessoa muitas vezes horrível, que faz a Tessa sofrer muito, mas consegue seduzir o leitor e o fazer gostar dele. ( E eu não consigo ver o Harry como Hardin, sério, não parece certo pra mim. E eu odeio como a sinopse original fica frisando que isso é baseado nos integrantes da banda, não tem necessidade! )

Já a Tessa é uma personagem que eu não consigo gostar, tudo bem que ela é ingenua, está apaixonada e é alguém capaz de perdoar, mas existem certos limites do que é aceitável e do que não é. Não tem como ter respeito por alguém que aceita ser tratada daquela maneira de novo e de novo pelo "namorado" e perdoa os mesmos erros de novo e de novo. Ela vê tudo isso, grita, briga, diz que não vai perdoar, mas sempre acaba voltando atrás. E sei que disse que não tem como não gostar do Hardin, mas isso não quer dizer que eu gostaria de estar em relacionamento com ele e muito menos que aceitaria tudo o que ele faz se estivesse na mesma situação que ela.

Mas, apesar de tudo, o romance é o que te faz devorar as 616 páginas em poucas horas e simplesmente não conseguir parar. Por mais que ele seja algo que eu nunca - nunca! - queira viver não dá para negar a sua atração. Ele é conturbado, cheio de sofrimento e complicado, mas tem uma intensidade fora do comum e é aqui que está o que atrai tanta gente para esse tipo de estória. E a autora consegue criar algo intenso, arrebatador e super sexy - quase beirando ao hot. Confesso que quero mais, que estou louca para ler os próximos dois livros, mesmo com todos os defeitos que a estória possa ter.

Então, mesmo com seus contras, eu gostei do livro. Ele é longo, um pouco repetitivo, com uma narrativa que não é das melhores, mas consegue capturar o leitor completamente e fazer ele odiar e amar os seus personagens ao mesmo tempo. É aquele livro que você não quer gostar, mas acaba fazendo isso do mesmo jeito e não consegue evitar.

Uma vez você me disse que eu desperto o que existe de pior em você. Bom, você desperta o que existe de melhor em mim.
Ele me faz rir e chorar, gritar e gritar, mas acima de tudo ele me faz sentir viva.

You Might Also Like

0 comentários

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter