Filme x Livro: The Duff

01:42


Eu li The Duff, da autora Kody Keplinger, no começo desse ano por dois motivos: eu vi uma resenha muito legal sobre o livro e adorei o trailer da adaptação. Infelizmente eu não gostei tanto assim do livro. Ele não tem nada de ruim, apenas não conseguiu me prender e me envolver como deveria. É uma boa estória que levanta uns debates interessantes, mas que não me marcou. Tanto que não tive vontade de fazer uma resenha dele. 
Mas uma coisa eu soube desde o meio da leitura: o filme tinha mudado muito coisa!



Apesar de ser um jovem adulto, a estória contata pela autora carrega uma certa seriedade nos temas abordados que diferencia o livro de outros do gênero. A protagonista está passando por sérios problemas familiares e a relação entre a Bianca e o Wesley de pessoas que se odeiam, mas se encontram para sexo casual, fica bem explícita. E já o filme segue por uma vibe completamente diferente. 
Eles mantiveram os nomes dos personagens principais, o conceito de "duff", os acontecimentos iniciais da estória, mas, a partir daí, tudo foi diferente. 


No filme, nós conhecemos a Bianca. Ela tem duas melhores amigas de infância super populares e é apaixonada por um garoto com quem nunca teve a coragem de trocar mais do que duas palavras. Sua vida estava mais do que bem até que em uma festa Wesley - astro da escola e seu vizinho insuportável - fala que ela é a DUFF - Designated Ugly Fat Friend (algo como "a desiginada amiga gorda e feia") - do seu grupo de amigas. Segundo ele, uma duff é aquela amiga que serve como atalho para se chegar nas pessoas realmente interessantes. 
Completamente horrorizada com essa descoberta, Bianca se distancia das suas amigas e faz um acordo com Wesley para que ele a ajude a deixar de ser a duff e consiga um encontro com o garoto que está apaixonada. 

De forma bem sincera, eu gostei muito do filme. Ele me lembra os filmes da Hilary Duff (Não foi proposital, juro!) e da Lindsey Lohan que marcaram a minha pré-adolescência e que até hoje assisto novamente de vez em quando. É despretensioso, divertido, cheio daqueles clichês que a gente gosta e com um romance gostosinho de acompanhar. Mas não esperem nada mais do que isso, e muito menos esperem que o filme mostre os assuntos sérios tratados na obra original. 

Eu realmente não entendo porquê as pessoas resolvem pegar um livro como base para um filme para simplesmente ignorar praticamente todo o seu conteúdo! Apesar de gostar desse clima leve do filme, acho que seria muito mais interessante e diferente se trouxessem esse outro aspecto da estória para a adaptação. É realmente uma pena que na maioria das vezes opta-se pelo mais fácil e seguro. 


Eu gostei muito das escolhas para o elenco. A Mae Whitman consegue criar uma Bianca cheia de personalidade e carisma. Não tem como não se relacionar com a personagem e com as suas inseguranças. A atriz também tem um timming perfeito para a comédia que faz toda a diferença nesse filme. 
Eu já conhecia o Robbie Amell por causa da série The Tomorrow People e gostava do seu trabalho, mas simplesmente amei ele como Wesley. Ele é igualmente divertido e dono de uma personalidade única! De longe uma das melhores escolhas feita pelos produtores foi dar esse papel para ele. E uma observação que eu simplesmente não podia deixar de fazer: eu já achava ele lindo, mas depois das diversas cenas dele sem camisa nesse filme eu estou simplesmente de queixo caído. Vocês vão me entender quando assistirem, podem ter certeza. 
A minha única crítica nesse sentido vai para o papel da Bella Thorne. A sua personagem não existe no livro e não faz nenhuma diferença dentro do filme. Só queria entender o porquê gastarem o tempo do filme com uma personagem completamente desnecessária quando poderiam ter usado esse tempo para desenvolverem os pontos dos livros que deixaram de lado. 

Vi que existiram algumas críticas sobre o filme incentivar o bullying com todo esse conceito de duff, mas o que acontece na verdade é o contrário. Ninguém nunca é perfeita para todo mundo, você sempre vai ser a duff de alguém em algum momento e não existe nenhum problema nisso. Todo mundo é diferente e isso é incrível.


Resumindo, se você é fã do livro vai com certeza terminar o filme extremamente irritado pela maneira como trataram a estória da qual tanto gosta. E confesso que sempre me sinto um pouco triste quando vejo uma adaptação ser tão desrespeitosa com o livro que lhe deu origem. Mas mesmo assim não consigo evitar que gostei do filme e me diverti muito assistindo. O único porém, é que por ter lido eu sei que poderia ter sido melhor. 

You Might Also Like

1 comentários

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter