Resenha: Garota Online por Zoe Sugg

14:15

Sinopse: Com o nickname “Garota Online”, Penny escreve um blog no qual desabafa seus sentimentos mais íntimos sobre amizade, meninos, os dramas do colégio, sua família maluca e os ataques de pânico que começaram a dominar sua vida. Quando as coisas vão de mal a pior, sua família a leva para Nova York, onde ela conhece Noah, um garoto lindo que toca guitarra, e com quem ela parece ter muito em comum.  De repente, ela percebe que está se apaixonando — e escreve sobre cada momento dessa história em seu blog, de maneira anônima. Só que Noah também tem um segredo, que ameaça arruinar o disfarce de Penny para sempre.
Título: Garota Online
Autor(a): Zoe Sugg
Páginas: 308
Editora: Verus
Avaliação: 3/5 

Já faz algum tempo que acompanho os vídeos da Zoella - e do Alfie, seu namorado - e gosto muito dela, dos seus vídeos e da sua personalidade. Então quando soube que ela iria lançar um livro jovem adulto com uma capa fofíssima eu não tive como evitar a ansiedade. E é realmente uma pena que eu tenha me decepcionado. 



O livro conta a estória de Penny, que há alguns anos criou um blogs anônimo sob o apelido de "Garota Online" onde conta os dilemas das suas vidas e dicas para as garotas passarem por cima dos seus problemas. A Penny tem uma família incrível e um melhor amigo dos sonhos, mas está longe de se dar bem com os garotos. Depois de alguns acontecimentos, a garota vê a oportunidade de deixar todo o drama da sua cidade para atrás - mesmo que por poucos dias - com uma viagem para Nova York. Mas o que ela não esperava era conhecer Noah. 

Eu tive uma certa dificuldade de realmente me envolver e conectar com a estória. Apesar da narrativa ser simples e fácil, ela não tem até mais ou menos a metade do livro aquele algo a mais que te deixa verdadeiramente interessada nos seus personagens e nos acontecimentos. Eu só consegui me sentir atraída pela estória quando o romance começou a dar as caras e se desenvolver. 

Falando em personagens, acho que houve uma certa preguiça em fugir dos esteriótipos e criar algo diferente e de personalidade. Apesar da Penny ter alguns pontos da sua vida em específico que a diferenciam de outras protagonistas de jovem adulto, ela ainda se encaixa naquele clichê atemporal de garot legal e gente boa que é sempre um destrate na frente dos garotos. Mas estereotipado mesmo é o melhor amigo da garota, a autora conseguiu criar o melhor amigo mais imaginário e clichê possível. E, sério, isso me deu muita preguiça do livro, ainda mais depois de outro super clichê que vou falar em seguida. 
Mas ainda no quesito personagens, se preciso destacar alguns escolheria os pais da Penny, que são fofíssimos e muito legais, e o Noah que apesar de não ser aquela coisa suuuper original, conseguiu me conquistar. 

Agora se tem uma coisa no livro todo que realmente me deixou decepcionada foi a "grande revelação" do final. De verdade, não têm como alguém apostar em um clichê mais clichê do que isso! E o pior pra mim é que não tinha a menor necessidade! Ia poupar o livro de umas quarenta páginas completamente desnecessários e a vergonha de criar um plotwist super sem graça que eu já saquei desde a primeira aparição do personagem. Para vocês entenderem o quão desnecessário foi essa parte do livro, eu pulei uns três ou quatro capítulos quando o tal drama aconteceu e foi como se eu não tivesse pulado nada! E quando se pular quatro capítulos não faz a menor diferença é porque existe um problema dos grandes. 

Mas não vou dizer que o livro é de todo ruim. Eu gostei muito de como o livro realmente aborda problemas delicados - ataques de pânico e bullying são alguns exemplos - e mostram um caminho que garotas dessa idade podem seguir para lidar com tais problemas e seguir em frente. Essa seja talvez a minha característica preferida do livro como um todo. 

E, no geral, apesar de não ser uma estória bem construída ou original, Garota Online ainda é um livro leve e gostosinho de ler que provavelmente vai ser muito mais apreciado por garotas mais jovens do que eu e que não se importam com clichês desse tipo. O fato é que existem vários livros jovens adultos contemporâneos por aí muito - ênfase no muito - melhores do que esse, mas não nego que a Zoella possui sim potencial para fazer projetos melhores. O que ela precisa mesmo é de um pouco mais de criatividade e liberdade para arriscar.

You Might Also Like

0 comentários

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter