Resenha: Apenas Um Ano por Gayle Forman

14:27

Sinopse: Em Apenas um Dia, os momentos de paixão entre Allyson e Willem foram interrompidos de maneira abrupta, lançando a jovem em um abismo de questionamentos e dor. Agora a história é contada pela voz de Willem. Sem saber exatamente o que o atraiu na garota de olhos grandes e jeito comportado, o rapaz inicia uma busca obsessiva por pistas que levem até a sua Lulu mesmo sem saber sequer o seu nome verdadeiro. Enquanto tenta compreender o mistério que os separou, Willem se esforça para costurar relacionamentos desgastados e procura respostas para o futuro. Mais do que uma aventura de verão, o encontro em Paris significou para ele o início da vida adulta. Da mesma autora dos best-sellers Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi, Apenas um Ano reúne todos os ingredientes de um romance imperdível: viagens, saudade, encontros, desencontros e amor.
Título: Apenas Um Ano - Apenas Um Dia #2
Autor(a): Gayle Forman
Páginas: 352
Editora: Novo Conceito
Avaliação: 5/5 

Apenas Um Dia foi uma grande decepção para mim, a leitura simplesmente não fluiu e as ações da personagem principais foram contra muitas coisas na qual acredito. Mas, mesmo assim, resolvi dar uma chance para a continuação somente porque o último terço do primeiro livro se transformou naquilo que eu tanto esperava e me deu esperanças. Então lá fui eu, comecei a leitura de Apenas Um Ano extremamente receosa e acabei sendo completamente surpreendida! De verdade, esse livro é tudo o que eu esperava do primeiro e muito mais.



Apenas Um Ano é considerado uma continua de Apenas Um Dia, mas não é bem assim. Ele começa a partir do evento que acabou separando o Willem da Allyson e daí para frente o livro narra tudo que aconteceu na vida do Willem durante o ano que se decorreu até a cena do final do primeiro volume que é exatamente igual a cena final do segundo. Mas mesmo não sendo literalmente uma continuação, ele preenche todos os buracos e questionamentos que Apenas Um Dia deixou e te dá um ideia muito mais concreta do que vai acontecer na vida desses personagens dali para frente. Além disso, não tem como ler esse livro sem ter lido o livro anterior (infelizmente). Para os curiosos, existe um conto, o Just One Night,  - ainda sem tradução para o português - que aí sim esclarece para gente o que acontece depois desses dois livros e é claro que eu fui correndo atrás do ebook dele, em inglês mesmo, depois que terminei a leitura do segundo livro. 

Acredito que uma das características mais positivas de Apenas Um Ano é como a Gayle Forman abordou o impacto que aquele dia em Paris com sua Lulu afetou a vida do Willem. Nesse livro não tem nada de depressão ou desse conceito tão sem sentido de amor à primeira vista. A autora vez aqui o que eu sugeri na resenha que ela deveria ter feito com no primeiro. Esse encontro entre os dois fez com o Willem repensasse a sua vida e questionasse tudo ao seu redor, tendo um impacto muito mais visceral do que aquele que vimos em Apenas Um Dia. Eu simplesmente amei ver a jornada desse personagem se descobrindo, se arriscando, aceitando os traumas da sua vida e remendando os relacionamentos que estavam desgastados e machucados. Toda essa jornada é muito bonita de e ser vez e capaz de inspirar profundamente quem está lendo, assim como fez comigo. 

É claro que para isso ser possível entra na equação o fato de termos um protagonista muito mais interessante e complexo do que a Allyson. De verdade, não tem como não gostar do Willem, da sua personalidade tão forte, livre, aventureira e sensível. Assim como não tem como não se interessar e envolver com a história dele e de sua família, tão cheia de beleza e dor ao mesmo tempo. Eu mergulhei completamente na vida do Willem, caminhei do seu lado pela Holanda, pelo México e pela Índia e compreendi todos os sentimentos, felicidades e dores. E posso afirmar que isso foi uma experiência absolutamente incrível. 

É curioso que apesar de não possuir nada além de, sei lá, uma duas cenas de romance durante todo o livro ele carregue um ar de romance em todas as suas páginas. Acredito que seja porque mesmo a Allyson não estando junto do Willem, a sua Lulu está sempre presente, como uma saudade, como uma meta para se encontrar e, principalmente, como uma motivação de ir em frente ou ficar, de se arriscar ou continuar na mesma. Como eu disse, a influência da personagem é sentida em quase todas as decisões que o Willem tomou durante esse ano que acompanhamos. 

Eu queria destacar também um coisa muito legal do livro que são as viagens que o Willem faz por vários países diferentes como Holanda, Paris, México e Índia. É absurdamente interessante acompanhar ele se aventurar por todos esses países e junto dele conhecer um pouco mais da cultura e da vida nesses locais. Isso é, no meu ponto de vista, algo que enriqueceu muito a narrativa. 

É um muito triste que o primeiro livro seja tão inferior, já que para poder conhecer o quão incrível Apenas Um Ano é você precisa passar por Apenas Um Dia antes. Mas eu digo para vocês que vale a pena, e muito. Mergulhar na vida do Willem e acompanhar toda a sua jornada física e emocional durante esse um ano é uma experiência inspiradora. Agora espero de coração que a Novo Conceito lance o ebook de Just One Night por aqui, é uma coisa linda de se ler. <3
Há uma diferença entre perder algo que sabia ter e perder algo que se descobriu ter. Uma é decepção. A outra é perder de verdade. 
Ela tem de estar aqui. Talvez não nessa festa, nem nessa praia, nem nos resorts que visitei, mas em algum lugar aqui. Nadando nesta água, na mesma água em que estou agora. Mas o oceano é imenso. E talvez tenhamos chegado o mais próximo que devêssemos chegar. 
Não tenho certeza de que seja possível amar e manter algo em segurança ao mesmo tempo. Amar alguém é um ato tão intrinsecamente perigoso. No entanto, é no amor que está a segurança. 

You Might Also Like

0 comentários

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter