Resenha: Vango - Entre o Céu e a Terra por Timothée de Fombelle

03:13

Sinopse: Salvar a pele e, ao mesmo tempo, descobrir a própria identidade: esses são os grandes desafios de Vango. Ao ler esse thriller histórico, ambientado no conturbado período entre as duas grandes guerras mundiais, somos impelidos a fugir com esse rapaz órfão de 19 anos que desconhece sua origem e tenta entender por que a polícia e um franco-atirador estão em seu encalço. A narrativa começa na solenidade em que Vango e outros seminaristas seriam ordenados padres na Catedral de Notre-Dame, em Paris. O assassinato do padre Jean, seu protetor, desencadeia a perseguição ao rapaz, suspeito do crime, que empreende uma fuga espetacular ao escalar nada menos do que os famosos vitrais da catedral. Essa cena é apenas um exemplo da aventura de que é feita toda a saga, em que acompanharemos nosso protagonista em situações e lugares improváveis – pulando de um trem em movimento, escondido na copa das árvores num bosque da Escócia ou dependurado num zepelim sobre um vulcão.
Título: Vango - Entre o Céu e a Terra
Autor(a): Timothée de Fombelle
Páginas: 359
Editora: Melhoramentos
Avaliação: 4/5


Vango é absolutamente diferente de tudo que eu já li na vida, e olha que não foi pouca coisa. Eu não tinha uma expectativa muito bem definida sobre o que esperar do livro e acredito que nem se tivesse chegaria perto da estória escrita por Timothée de Fombelle. Muito mais do que contar a vida desse nosso herói o livro é uma verdadeira viagem por esse período tão conturbado da nossa história, o entre-guerras. 



Eu demorei muito mais do que o planejada para terminar a leitura de Vango e quando eu digo muito é muito mesmo, questão de semanas. O problema é que o livro tem uma narrativa muito densa e complexa que demanda tempo e concentração do leitor para que ele não se perca na quantidade de lugares, personagens e datas que compõem o livro. Não estou dizendo que isso é um defeito do livro, é apenas uma característica dele. O problema mesmo foi que eu estou vivendo em uma completa correria e eu não tive tempo para me dedicar tanto a um livro, e acabei deixando ele um pouco de lado e optando por leituras mais fáceis e leves. Mas quando eu realmente parei para ler Vango a leitura passou a fluir da maneira que eu tanto esperava e me revelar essa estória maravilhosa. 

Eu amo História, essa era de longe a minha matéria favorita no ensino fundamental e médio (preferia até mais do que literatura, desculpa gente!) e, falando especificamente sobre as duas guerras mundiais e o entre-guerras, acho que essa é uma fonte inesgotável de material para se criar livros interessantes e incríveis. Porém o Timothée de Fombelle fez algo que eu nunca imaginaria, pegou pessoas reais e se deu a liberdade de adaptar as suas estórias para criar a sua própria e contar de um visão diferente como era a vida nessa época tão marcante da sociedade humana. 

E, sério, o resultado final é incrível! É extremamente interessante conhecer todos esses personagens, todas essas facetas diferentes de uma mesma história e descobrir ainda mais sobre essa época. Eu já estava completamente fascinada por essa parte do livro quando, no final, leio a nota do autor e descubro sobre "a história dentro da história". Saber que muitos daqueles personagem eram reais, poder ver as fotos deles, isso simplesmente fez tudo ficar ainda mais incrível e muito mais real. Mesmo sabendo que não é esse o caso, no final do livro você se sente como se mesmo os personagens fictícios realmente viveram e passaram por tudo aquilo. 

Porém não é só de fatos históricos que o livro é feito. O grande enfoque dele está em Vango, na sua interminável jornada para fugir daqueles que tentam caçá-lo, para descobrir porquê vive em uma eterna perseguição e, principalmente, para descobrir qual é a sua história, quem ele é. Eu achei muito curioso que mesmo que o Vango seja o personagem principal do livro a sensação que eu tenho é que ele é quem menos narra e que por isso nós acabamos conhecendo muito mais sobre ele através das outras pessoas do que por ele mesmo, e acredito que seja exatamente essa a intenção do autor. No fim o Vango é um mistério para mim tão grande como é para todos os outros personagens. Nesse quesito a Ethel é de longe a minha personagem favorita, pela sua personalidade, pela sua estória de vida e por todas as ações que tomou ao longo da estória. 

A narrativa é uma das características mais marcantes de Vango. Ele é feita em terceira pessoa e por isso conta com a visão de diversos personagens diferentes. Como eu disse no começo, esse é um livro mais denso e pesado, com muita descrição e um leque de personagens gigantesco. Mesmo deixando a leitura mais lenta tudo isso conversa muito bem com o plano de fundo histórico do livro e contribuí para que ele seja tão bom quanto é. 
Queria destacar outra coisa muito legal que são os diversos países diferentes que visitamos junto com os personagens: Paris, Alemanha, Rússia, Irlanda, Brasil e muitos outros. Isso com certeza enriqueceu a narrativa e fez ela ainda mais instigante. 

Como eu disse no início, Vango - Entre o Céu e a Terra é diferente de tudo o que já li até hoje. É um livro juvenil, mas com um conteúdo histórico interessantíssimo, que o diferencia de todos os outros livros para essa faixa etária que temos hoje no mercado, Muitas poucas vezes li livros tão bens escritos e com tanto conteúdo, mas que ainda assim conseguem envolver e cativar o leitor. Estou muito feliz por ter tido a oportunidade de conhecer essa estória e estou ansiosa pelo segundo e último volume. 

You Might Also Like

0 comentários

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter