Resenha: Mentiras Que Confortam por Randy Susan Meyers

16:31

Sinopse: Cinco anos atrás... Tia apaixonou-se obsessivamente por um homem por quem nunca deveria ter se apaixonado. Quando engravidou, Nathan desapareceu, e ela entregou seu bebê para a adoção. Caroline adotou um bebê para agradar o marido. Agora ela questiona se está preparada para o papel de esposa e mãe. Juliette considerava sua vida perfeita: tinha um casamento sólido, dois lindos filhos e um negócio próspero. E então ela descobre o caso de Nathan. Ele prometeu que nunca a trairia novamente, e ela confiou nele.Hoje... Tia ainda não superou o fim do seu caso com Nathan. Todos os anos ela recebe fotos de sua garotinha, e desta vez, em um impulso, decide enviar algumas delas para a casa do ex-amante. É Juliette quem abre o envelope. Ela nunca soube da existência da criança, e agora precisa desesperadamente descobrir quantas outras mentiras sustentaram o seu casamento até hoje.
Livro: Mentiras Que Confortam
Autor(a): Randy Susan Meyers
Páginas: 368
Editora: Novo Conceito
Avaliação: 3/5

Recentemente eu descobri que gosto muito de estórias de vida real, que além de livros de fantasia mirabolantes cheias de ação também gosto de simplesmente ler sobre sentimentos e problemas reais e pessoas normais enfrentam o tempo todo. E não é segredo pra ninguém que eu amo um bom drama. Foi por essas duas razões que a sinopse de Mentiras Que Confortam chamou tanto a minha atenção.


O livro conta a estória de três mulheres diferentes interligadas por uma mesma mentiras. Tia acabou se apaixonando perdidamente por homem casado que não iria largar sua mulher e seus filhos por nada, nem mesmo por ela, e engravidou dele. Sem o apoio de Nathan e com sua mãe entre a vida e morte ela entregou sua filha para adoção.
Juliette aprendeu a conviver com a traição do marido e de certa forma tinha até mesmo chegado a perdoar Nathan, mas tudo desmorona quando uma carta de Tia chega em sua casa cheia de fotos de uma garotinha que ela diz ser filha de Nathan. Completamente arrasada e sem saber lidar com a situação Juliette vai atrás de Caroline, a mãe adotiva de Savannah, em busca de resposta e algum tipo de conforto. O que ela não sabe é que Caroline precisa lutar com seus próprios demônios: o casamento que já não vai mais tão bem quanto antes e a sua incapacidade de ser mãe. 

Mentiras Que Confortam consegue fazer uma coisa muito difícil para livros que não são muito factuais que é envolver o leitor e manter ele atento a tudo que está acontecendo na estória. A autora conseguiu me fazer simpatizar com as suas personagens, me interessar por todo o conflito emocional pelos quais elas estavam passando e me instigar a querer saber como tudo se ajeitaria no final. 

Outra característica muito interessante do livro para mim foi que a autora fugiu do esperado e teve a coragem de ilustrar, por exemplo, uma mãe que ama a sua filha, mas não consegue passar muito tempo perto dela ou a mulher que se vê preocupada e interessada pela filha que seu marido teve com sua amante. A Randy Susan Meyers conseguiu mostrar muito bem que o ser humano não é algo simples, preto no branco, mas que possui sentimento e motivações muitas vezes difíceis de se entender e de se explicar logicamente. De forma bem resumida, o livro é um prato cheio para aqueles que assim como eu cosideram os sentimentos humanos algo tão interessante. 

Me surpreendi muito também com a narrativa da autora, como ela consegue ser leve e fluída, mas ao mesmo tempo passar todas as emoções necessárias. Nem mesmo as sequências de páginas só de narrativa, sem nenhum tipo de diálogo, se tornam cansativas de se ler. Gostei também de como os pontos de vista da narrativa foram divididos e cumpriram bem o seu papel de dar um visão completa de tudo o que estava acontecendo. 

Mas o maior ponto negativo de Mentiras Que Confortam é que ao fim da leitura você sente como se tivesse nadado, nadado e morrido na praia. O final é muito aberto, muito simples e não dá um real propósito para estória. Eu senti que o livro poderia ter sido muito mais e causado um impacto muito maior se tivesse tido algum tipo de clímax, o que não aconteceu em momento algum. O que é realmente uma pena quando se tem tantas qualidade: uma boa premissa, bom personagens e uma boa narrativa. 

Mesmo não sendo uma das melhores leituras do ano, Mentiras Que Confortam é um livro interessante e envolvente ao tratar de estórias e sentimento tão reais ao mesmo tempo em que tem a coragem de quebrar esteriótipos e de abordar temas sérios como mentiras e traição. E, acima de tudo, o livro fala sobre como cada decisão traz uma consequência que teremos que carregar para o resto da vida. 

You Might Also Like

0 comentários

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter