Resenha: Dez Coisas Que Aprendi Sobre O Amor por Sarah Butler

14:02

Sinopse: Por quase 30 anos, quando a brisa de Londres torna-se mais quente, Daniel caminha pelas margens do Tâmisa e senta-se em um banco. Entre as mãos, tem uma folha de papel e um envelope em que escreve apenas um nome, sempre o mesmo. Ele lista também algumas coisas: os desejos e o que gostaria de falar para sua filha, que ele nunca conheceu. Alice tem 30 anos e sente-se mais feliz longe de casa, sob um céu estrelado, rodeada pela imensidão do horizonte, em vez de segura entre quatro paredes. Londres está cheia de memórias de sua mãe que se fora muito cedo, deixando-a com uma família que ela não parece fazer parte. Agora, Alice está de volta porque seu pai está morrendo. Ela só pode dar-lhe um último adeus. Alice e Daniel parecem não ter nada em comum, exceto o amor pelas estrelas, cores e mirtilos. Mas, acima de tudo, o hábito de fazer listas de dez coisas que os tornam tristes ou felizes. O amor está em todas as partes desta história. Suas consequências também. Sejam boas ou más. Até que ponto uma mentira pode ser melhor do que a verdade?
Título: Dez Coisas Que Aprendi Sobre O Amor
Autor(a): Sarah Butler
Páginas: 256
Editora: Novo Conceito
Avaliação: 3,5/5 


Dez coisas que aprendi sobre o amor não é um livro para qualquer um - se é que existe tal coisa. A estória de Sarah Butler não possui um enredo factual, não apresenta grandes revelações ou clichês, é uma jornada sobre os sentimentos e as lembranças dos personagens principais, uma reflexão sobre a vida e uma viagem pela cidade de Londres. 



Eu me considero sortuda por gostar tanto de estórias repletas de reviravoltas quanto daquelas mais intimistas e reflexivas, como é o caso aqui. Tudo depende do momento em que você está e acho que infelizmente não li Dez coisas que aprendi sobre o amor na hora certa. Não me entendam mal, eu me perdi na vida desses dois personagens e achei incrível poder acompanhar a visão de mundo que a autora quis passar, mas acredito que não consegui aproveitar a experiência ao máximo. 

Confesso que tive alguns problemas com o livro. Eu demorei um bom tempo para realmente me envolver e, consequentemente, me interessar pela estória e pelos personagens. Depois, preciso confessar que enquanto adorei a vida da Alice, não tinha muita paciência para acompanhar os capítulos narrados pelo Daniel, já que para mim era tudo muito repetitivo. E, por fim, apesar de compreender a intenção da autora, simplesmente queria um final mais fechado e com mais cara de ponto final. 

Porém, existem coisas que eu amei na estória. A primeira é que simplesmente adorei as listas de dez itens que iniciam cada capítulo. Elas dizem muito, mas MUITO mais do que se acredita que listas podem dizer e conseguem passar para os leitores uma compreensão ainda maior dos personagens. Além de achar a ideia muito legal! E a segunda coisa é que, para mim, existe uma coisa extramente encantadora e especial em estórias que, à primeira vista, dizem tão pouco, mas que no fundo estão repletas de significados. Por fora esse é um livro sobre uma mulher que está de luto pelo perda do pai e sobre um mendigo que que encontrar sua filha. Mas essa estória é, na realidade, cheia de significados, questionamentos e lições.

Dez coisas que aprendi sobre amor é aquele tipo de livro difícil de se explicar, já que é muito mais marcante pela experiência da leitura, pelas emoções que desperta, do que pelo enredo em si. É impossível não se sentir tocada por essa estória e não se relacionar com seus personagens. A Sarah Butler escreveu um livro que pode não ser perfeito, mas é sensível, emocionante e belamente escrito. Ah, e se você gosta de Londres vai se apaixonar ainda mais pelas lindas descrições da cidade. 

You Might Also Like

0 comentários

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter