Resenha: Eu, Você e a Garota Que Vai Morre por Jesse Andrews

16:37

Sinopse: Eu, você e a garota que vai morrer é uma mistura perfeita entre drama e humor e um retrato preciso da adolescência em face do amadurecimento. Na trama, Greg tem apenas um amigo, Earl, com quem passa o tempo livre jogando videogame e (re)criando versões bastante pessoais de clássicos do cinema, até a sua mãe decidir que ele deve se aproximar de Rachel, colega de turma que sofre de leucemia. Contrariando todas as expectativas, os três se tornam amigos e vivem experiências ao mesmo tempo tocantes e hilárias, narradas com incrível talento e sensibilidade. Crossover com enorme potencial no segmento young adult, o romance é perfeito para fãs de livros e filmes como A culpa é das estrelas e As vantagens de ser invisível.
Título: Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer
Autor(a): Jesse Andrews
Páginas: 288
Editora: Rocco, selo Fábrica 231
Avaliação: 4/5 


Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer é diferente de qualquer outro livro que já li na minha vida. É sim uma estória de um garoto que constrói um tipo estranho de amizade com uma garota que tem leucemia, mas esqueça qualquer comparação com outros livros que você acha que seja parecido. Sério. Além de não ter nenhum pouco de drama ou romance, nunca vi um livro dar uma voz tão real a um adolescente. E, só para completar, esse é sem dúvidas o livro mais maluco que já li na vida (em um bom sentido!).



A característica mais incrível do livro é sem dúvidas a sua narrativa, é o que chama atenção, é o que dá personalidade - e que personalidade! - para o livro e o que o torna tão diferente de tudo o que já existe por aí. Eu juro que não sei como vou explicar de forma correta o que de tão especial tem nessa narrativa, mas vou tentar. Primeiro, eu gostei muito de como o Jesse Andrews construiu sua narrativa, ele é um roteirista e escreveu boa parte do livro em formato de roteiro o que é muito legal! Achei que deu uma dinâmica super interessante para o livro, além de conversar muito bem com a personalidade do Greg. E, quando não temos a narração em forma de roteiro, temos alguns monólogos e reflexões do personagem que são absolutamente sensacionais. Sério, sensacionais! Para explicar isso preciso pontuar qual é a minha característica favorita do livro: a voz que o autor dá ao Greg. É incrível como o Greg soa como um adolescente normal, que fala besteira atrás de besteira, que tem pensamentos idiotas e que não tem absolutamente filtro nenhum! Eu me diverti horrores com ele zoando a sua própria narrativa e adorei a forma crua com que ele pensava e debatia com si mesmo sobre a vida em si. E é por isso que considero Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer um dos livros mais malucos que já li, por toda a loucura dos pensamentos do Greg, que, por sua vez, é exatamente como as nossas mentes funcionam, cheias de pensamentos malucos e desconexos e, de vez em quando, algumas reflexões mais sérias sobre o mundo à nossa volta.

Preciso fazer um PS aqui. Ouvi muitas pessoas reclamando que no Brasil tiraram o "Earl" do título (Me and Earl and the Dying Girl) e colocaram o "Você" no lugar, mas eu sinceramente prefiro o título nacional. Isso porque durante a narrativa o Greg conversa o tempo todo com o leitor e eu realmente me senti como se fizesse parte daquela estória.

Outra característica do livro que me agradou bastante foi que, como eu disse lá em cima, a estória não se foca nenhum um pouco em dramas ou em romance. Sim, eu foi repetir de novo: não tem romance! Não tenho nada contra livros dramáticos, pelo contrário, eu amo chorar lendo - e A Culpa das Estrelas vai ser pra sempre um dos meus grandes favoritos da vida. Mas tem algo de muito interessante em um livro que fala sobre alguém que está morrendo sem ir para o lado óbvio que é apelo dramático. Não entendam errado, o fato da Rachel estar com leucemia é o grande ponto central da estória e é o que faz o enredo acontecer, só que o câncer não tem o mesmo tratamento que em outros livros.
Ah, e caso você ainda não tenha entendido, o Greg e a Rachel não desenvolvem nem mesmo uma pontada de sentimento romântico um pelo outro. O que cresce entre os dois é uma estranha relação de amizade, cheia de conversas estranhas, onde Greg está tentando animar um pouco a vida de Rachel enquanto ela tenta ajudar o garoto a enxergar seu futuro.

Falando sobre os personagens, é assustador o quanto o Greg é cativante e fácil de se relacionar. Mas não é como se ele não tivesse seus próprios problemas, ele tem muito medo da opinião dos outros e tem sérios problemas em se conectar com os outros e fazer amigos. O único "amigo" que tem é o Earl, que é provavelmente o personagem mais estranho que já conheci. Sério, não vou nem me atrever a tentar descrevê-lo para vocês. Já quanto a Rachel, é irônico o quão pouco sabemos sobre ela. Não vejo isso como um defeito, mas sim como uma consequência de acompanharmos a estória pela visão do Greg. Apesar de todo o tempo que passa com a garota, o Greg não chega conhecê-la de verdade, não muito além da sua situação naquele momento e, como consequência, nós também acabamos não sabendo muito sobre ela.

Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer é aquele tipo de livro que você lê de uma vez só, que te conquista de repente e te enche de boa risadas. Mas, por outro lado, também é algo completamente diferente de tudo o que você já leu na vida. E se posso afirmar uma coisa é que vale muito a pena conhecer a personalidade única dessa estória criada pelo Jesse Andrews.

Para quem não sabe, o livro foi adaptado para os cinemas e já conseguiu diversos prêmios em festivais em alguns festivais! Porém, no Brasil, o filme ainda não tem data de estréia.  

You Might Also Like

0 comentários

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter