Resenha: Estilhaça-me por Tahereh Mafi

15:15

Sinopse: Juliette nunca se sentiu como uma pessoa normal. Nunca foi como as outras meninas de sua idade. O motivo - ela não podia tocar ninguém. Seu toque era capaz de ferir e até matar. Durante anos, Juliette feriu e, segundo seus pais, arruinou o que estava à sua volta com um simples toque, o que a levou a ser presa numa cela. Todo dia era escuro e igual para Juliette, até a chegada de um companheiro de cela, Adam. Dentro do cubículo escuro, Juliette não tinha notícias do mundo lá fora. Adam ia atualizando-a de tudo. Juliette não entendeu bem o que estava acontecendo quando foi retirada daquela cela e supostamente libertada, ao lado de Adam, e se vê em uma encruzilhada, com a possibilidade de retomar sua vida, mas por caminhos tortuosos e totalmente desconhecidos.
Título: Estilhaça-me
Autor(a): Tahereh Mafi
Páginas: 304
Editora: Novo Conceito
Avaliação: 5/5 

Eu enrolei meses para ler Estilhaça-me por causa de várias criticas negativas que vi em vários blogs na época do lançamento aqui no Brasil e, depois de terminar o livro, como eu me arrependi de ter demorado tanto! O livro superou minhas expectativas em vários sentidos e me fez amar a história e os personagens.


Juliette está a três anos longe da sua vida e a 264 dias isolada do mundo, sem ver nada além das paredes e pequena janela de sua cela e sem falar com qualquer ser humano. Ela tem uma maldição um dom, com um pequeno toque ela pode matar e por causa disso nunca recebeu carinho, amor ou amizade, nem de seus pais e nem de ninguém.
O mundo em que vive agora é comandado pelo Restabelecimento que promete dar melhores condições de sobrevivência já que a comida está escassa, os animais em extinção e a natureza e a atmosfera destruídas. O mundo todo está dividido em 3.333 setores pelo Restabelecimento que pretende começa a humanidade do zero, destruir tudo que já foi feito pelo homem e fazer tudo de novo. 
O mundo de Juliette vira de cabeça pra baixo quando ela ganha um companheiro de cela, Adam, que é estranhamente familiar a ela e logo depois ela é solta porque Warner, o representante do seu setor, quer fazer ela uma arma para impor medo e respeito. 

O que mais me surpreendeu no livro - e que ironicamente foi o que mais incomodou muita gente - foi a narrativa da autora. É incrível como ela conseguiu passar para o leitor o que se passava na mente um tanto quanto conturbada de uma pessoa que foi rejeitada durante sua vida e viveu tanto tempo isolada e que luta todo dia para se convencer de que não é louca. As frases riscadas e as palavras repetidas não me incomodaram, na verdade, pra mim, deu uma singularidade ao livro e passou o recado perfeitamente bem do que a autora queria que a personagem fosse. 

Eu gostei da Juliette, ás vezes ela é um pouco insegura demais e dramática demais, mas isso é totalmente aceitável quando se considera por tudo que ela passou. E, além disso, ela é determinada e sabe muito bem quais são suas convicções e no que acredita. O Adam é incrível, ele aquele tipo de personagem que não como não se apaixonar, é forte, apaixonado, se preocupa e faz de tudo para defender as pessoas que ama e é decido e leal. A química entre ele e a Juliette é imensa, e apesar de achar que o romance podia ter sido um pouquinho mais lento, não me incomodou nem um pouco. 

Quero dar destaque também para o Warner, ele é aquele tipo de vilão que você odeia, mas também de chama a atenção de alguma forma. Ele faz de tudo para ter poder, nem que para isso precise ser cruel, mas tem uma atração que não te deixa odiá-lo completamente. 

Pela narrativa ser em primeira pessoa nós temos uma visão limitada desse mundo e além disso a autora deixou muitas coisas sem explicação, como as pessoas com "poderes" como a Juliette. Mas como é só primeiro livro da triologia, acredito que esses furos serão resolvidos nos próximo volume. O ponto positivo é que autora equilibrou bem o romance e a parte distópica da história, não exagerou em nada. E fica claro a crítica que a autora quer fazer: ao caus que o consumo despreocupado e da falta de cuidado com a natureza podem causar no futuro.

Estilhaça-me foi uma grande e positiva surpresa pra mim, em uma história que mistura distopia e romance, com um pitada da vibe X-Men, traz um livro interessante e diferente e que me deixou louca pelo segundo volume, Indico demais.


Obs: A capa brasileira é a mesma da original americana, mas foi lançada outra depois que, na minha opinião, é muito mais linda e tem tudo a ver com o livro. Tomara que a Novo Conceito relance o livro com essa nova capa, porque além de maravilhosa vai ser o estilo dos próximos volumes.


- Está tudo bem. - sussurra ele - Você ficará bem.A verdade é uma amante maldosa e ciumenta que nunca dorme, é o que não digo para ele. Nunca ficarei bem.
Três palavras sussurradas e ele quebrou minha represa, arrombou meu lábios e roubou meu coração mais uma vez.
Sinto-me humana. Como se talvez pudesse fazer parte desse mundo. Como se talvez eu não tivesse de ser um monstro. 

You Might Also Like

0 comentários

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter