Resenha: Isla and the Happily Ever After por Stephanie Perkins

12:33

Sinopse: Isla teve desde o seu primeiro ano na Escola da América, em Pais, uma queda pelo cartunista introspectivo Josh. E depois de um encontro casual em Manhattan durante o verão, o romance pode estar mais perto do que Isla imaginava. Mas como eles começam o seu último ano de volta à França, Isla e Josh são forçados a confrontar os desafios que cada jovem casal deve enfrentar, incluindo drama familiar, a incerteza quanto ao futuro na faculdade, bem como a possibilidade muito real de estarem separados.
Título: Isla and the Happily Ever After (Anna e o Beijo Francês #3)
Autor(a): Stephanie Perkins
Páginas: 352
Editora: Ainda não publicado no Brasil.
Avaliação: 5/5 

Eu estava e ao mesmo tempo não estava ansiosa por Isla and the Happily Ever After. Eu amei demais o livro anterior, da Lola, mas de verdade não estava esperando nada mais do que uma leitura leve e gostosinha desse terceiro livro dessa, mais ou menos, trilogia da Stephanie Perkins. Eu sinceramente só peguei ele nas mãos para ler por puro impulso. Mas dizer que eu me surpreendi muito e me apaixonei completamente pela estória é muito pouco.



Isla tem uma queda por Josh desde o primeiro dia que o viu no seu primeiro ano do colegial na Escola da América, na França. E a sua paixão à primeira vista pelo garoto só aumentou conforme ela foi aprendendo, de longe, um pouco mais sobre ele. A sua paixão por desenhar, a forma descontraída que agia perto de seus amigos, sua paixão por quadrinhos e a forma como não faz questão nenhuma de mostrar o quão inteligente é. Mas nas exatas duas únicas interações que ela teve com Josh em dois anos, Isla não soube muito bem aproveitar a oportunidade. E é um tanto irônico que, prestes a começar o terceiro e último ano do colegial, os dois finalmente conversam de verdade em uma pequena cafeteria de Manhattan, e justamente quando Isla está sobre o efeito dos vários analgésicos que tomou para a dor do dente recém tirado. 

É bem óbvio que o grande norte dos três livros da trilogia é o romance entre os seus personagens principais. Por mais que existam sempre vários conflitos e personagens secundários, tudo acontece para e por causa do romance. Mas são poucos os contemporâneos, e aqui eu incluo tanto Anna quanto Lola, onde um romance entre jovens é tão bem construído e tão forte. Porque sim, tudo que acontece entre a Isla e o Josh ainda tem cara de adolescente, ainda tem uma leveza característica dos relacionamentos dessa idade, mas ao mesmo tempo possuí uma beleza e uma profundidade difícil de encontrar em livros desse tipo. O amor que nasce entre os dois é lindo, mas lindo de verdade, teve algumas cenas que me tocaram e me surpreenderam muito pela sua beleza, e é aquele tipo de amor que você sente que é para sempre sabe? É incrível poder acompanhar isso. 
Outra coisa muito legal é que tem uma característica muito forte desse gênero e que sempre me incomoda demais que é quando o casal só fica realmente juntos nas últimas páginas. E isso é sempre um saco porque o que você sempre mais quer é poder ver o casal junto! Mas aqui nos vemos o Josh e Isla juntos praticamente em noventa por cento do livro e isso é incrível, sabe? Poder acompanhar o relacionamento crescer e poder ter várias e várias cenas deles juntos. 

Mas eu acredito que muito desse efeito que o romance tem é resultado dos dois personagens principais. Eu gostei muito da Isla, ela é uma personagem extremamente real, tem um ótimo senso de humor, tem um defeito bem sério que é a sua falta de confiança em si mesma e faz de tudo para defender o seu melhor amigo/irmão, Kurt. Eu posso dizer que só discordei das ações dela uma única vez, onde ela conseguiu me irritar pra valer, mas tirando isso a Isla é uma ótima protagonista que consegue se conectar super bem com leitor pela forma como parece ser sempre alguém muito real, pé no chão e apaixonada. 
Só que, sem a menor dúvida, uma das melhores coisas - se não a melhor - desse livro é o Josh. Eu amo, absolutamente amo, como ele é um personagem cheio de profundidade, com a sua paixão sem limites por desenhar e pela arte, pela forma como ele ama a vida e como ele consegue ser intenso em tudo que sente. O Josh é um personagem tão forte e tão apaixonado por tudo que, de verdade, não tem como não amar, e, como pessoa, ele é super dedicado, carinhoso, divertido e possui uma vontade gigantesca de arriscar e viver tudo o que pode. O Josh é, com certeza, a razão pela qual o seu romance com a Isla é algo tão mais forte do que aquilo que eu estava esperando. 

E, é claro, não tem como deixar de fora a narrativa da autora. A Stephanie Perkins escreve de uma maneira super simples e fluída, que consegue envolver completamente o leitor e fazer a leitura passar simplesmente voando - eu li o livro em umas quatro horas -, além da autora conseguir conversar super bem com a idade dos leitores para quem escreve. Mas o que eu mais amo na narrativa da Stephanie Perkins é como ela consegue incorporar passagens engraçadas de uma forma tão natural, o livro todo tem um clima leve, com passagens descontraídas e tudo mais, mas existem certar partes que eu ri, mas ri alto mesmo, de tão hilárias que são. E pode até parecer fácil, mas na realidade é bem difícil conseguir um timing tão certeiro. 

Eu queria de verdade conseguir passar tudo o que eu senti lendo Isla e como eu amei cada pequeno pedacinho desse livro, mas acho que nada do que eu diga vai ser completamente suficiente. Isla and The Happily Aver After é um romance jovem, porém lindo e super forte que faz você ter uma vontade maluca de passar por todas aqueles primeiros estágios de um novo amor tudo de novo. Além de ter guardado o melhor para o final, autora ainda conseguiu fazer um fechamento incrível e super fofo das três histórias. É o meu primeiro favorito de 2015 e de longe um dos melhores contemporâneos que já li. Vocês precisam ler!!
Josh lentamente para de rir. Ele sorri para mim - um sorriso divino - e estende seus longos braços. Eu me abrigo neles, com tinta verde e tudo. Ele me abraça com força. Minha orelha é pressionada contra seu peito nu, e seu coração está batendo mil vezes por minuto. Eu corro minhas mãos pelo seu corpo. Ele fecha a olhos. Eu beijo sua pele e a tinta e o seu suor. Ele levanta meu rosto em direção ao seu e beija minhas lágrimas.

You Might Also Like

0 comentários

curta no facebook

confira o último vídeo

Newsletter